A Brasília que não lê

Quem são esses brasileiros analfabetos residentes no DF?

Leia Mais

Projeto Leitura

O Projeto Leitura, tem como objetivo vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: Criar o hábito da leitura.

Leia Mais

Projeto LEF

Projeto LEF Confira artigos, trabalhos, Vídeos, Fotos, projetos na seção do Letramento no Ensino Fundamental.

Leia Mais

Paloma Oliveto

Correio Braziliense , 4 de abril de 2018

postado em 04/04/2018 06:00 / atualizado em 04/04/2018 10:45

Constelação de Sextans, a região celeste mais próxima da Terra observada no novo trabalho. A idade das galáxias pode ser estimada pelo chamado desvio do vermelho(foto: ESO/UltraVISTA team )



Entre 13 bilhões e 11 bilhões de anos atrás, o Universo ainda era um bebê. Com o big bang estimado para ter ocorrido há 14 bilhões de anos, naquela época, ele dava seus primeiros passos. Tanto tempo depois, astrônomos conseguiram fazer o maior mapa tridimensional da primeira infância do Cosmos. Com imagens obtidas pelos telescópios Subaru, no Havaí, e Isaac Newton, nas Ilhas Canárias, os pesquisadores da Universidade de Lancaster, no Reino Unido, retrataram detalhadamente a evolução dos corpos celestes e, com isso, descobriram 4 mil galáxias primitivas, que mais tarde evoluiriam para sistemas como os que se conhecem hoje.

Continua depois da publicidade



A equipe, liderada pelo português David Sobral, mapeou a infância do Universo em 16 diferentes épocas, dentro dos primeiros quatro bilhões de anos do Cosmos. “A luz das galáxias mais distantes leva bilhões de anos para nos alcançar. Isso significa que telescópios agem como máquinas do tempo, permitindo que enxerguemos galáxias de um passado muito distante”, explica Sobral. A luz emitida por elas também é esticada pela expansão do Universo, aumentando seu comprimento de onda, de forma que fica mais vermelha. O chamado desvio para o vermelho está associado à distância da galáxia e permite calcular a sua idade, pois, ao identificar a localização dela, os cientistas conseguem saber quanto tempo a luz demorou para alcançar a Terra e, portanto, quantos bilhões de anos esse sistema tem.


Violência 

No trabalho, publicado na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, a equipe utilizou filtros para avaliar comprimentos de onda de luz específica e, assim, estudar determinadas épocas da história do Universo. “Usamos uma grande quantidade de dados obtidos por 16 filtros especiais e os processamos em Lancaster, para literalmente fatiar o Universo no tempo cósmico e viajamos no tempo ao passado distante com 16 destinos de tempo cósmico bem definidos”, diz Sérgio Santos, estudante de Ph.D. e membro da equipe.

Os astrônomos descobriram 4 mil galáxias primitivas, que parecem ter sido formadas em explosões violentas e desordenadas, diferentemente da taxa de nascimento de estrelas, relativamente estável da Via Láctea. Além disso, os cientistas identificaram uma população de estrelas mais quentes, azuis e pobres em metais comparadas àquelas observadas hoje. De acordo com Sobral, as galáxias detectadas existiram quando o Universo tinha apenas entre 20% e 7% da idade atual, o que fornecerá informações cruciais sobre as fases precoces da formação das galáxias, diz.

Sobral disse que as galáxias primitivas eram muito mais compactas. “A maior parte das galáxias distantes que encontramos tem apenas cerca de 3 mil anos-luz de diâmetro, enquanto a Via Láctea é cerca de 30 vezes maior. A sua compacidade provavelmente explica muitas das incríveis propriedades físicas que eram comuns no início do Universo”, comentou, em nota, Ana Paulino-Afonso, aluna de doutorado de Sobral. “Algumas dessas galáxias devem ter evoluído para se tornar como a nossa. Assim, estamos vendo como nossa galáxia pode ter parecido de 11 a 13 bilhões de anos atrás.”

 

 

Categoria pai: Seção - Blog

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 16 de setembro de 2024, chegamos a 2.133 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 16 de setembro de 2024, chegamos a  8.101 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 16 de setembro de 2024, chegamos a 15.529 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: