A Brasília que não lê

Quem são esses brasileiros analfabetos residentes no DF?

Leia Mais

Projeto Leitura

O Projeto Leitura, tem como objetivo vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: Criar o hábito da leitura.

Leia Mais

Projeto LEF

Projeto LEF Confira artigos, trabalhos, Vídeos, Fotos, projetos na seção do Letramento no Ensino Fundamental.

Leia Mais

1.        Marina Colasanti completa 80 anos e acumula livros e prêmios

A      autora. Marina Colasanti escreve livros para todas as idades Foto: Fabio Motta/Estadão

 Nahima Maciel

Marina Colasanti comemorou os 80 anos com um grande jantar oferecido para familiares e amigos, em 26 de setembro, mas não encerrou as celebrações no dia do aniversário. Na verdade, desde o início do ano, a escritora comemora a data redonda. Em 2017, ela lançou dois livros — Quando a primavera chegar, coletânea de contos com ilustrações próprias, e Tudo tem princípio e fim, com poesias para crianças — e foi agraciada com o XIII Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil. No início do ano, Marina recebeu a notícia de que está na lista de 33 autores do mundo inteiro indicados para receber o Prêmio Hans Christian Andersen. Organizada pela International Board on Books for Young People (IBBY), a premiação é a mais importante na cena internacional da literatura infanto-juvenil e será entregue ao vencedor em março de 2018.

 

Para 2018, aliás, Marina tem muitos planos. Um livro de poesias para adultos e outro para crianças, com ilustrações do artista Rubem Grilo, estão perto de ir para o prelo. Fazer 80 anos, lembra a autora, não é algo que acontece de repente. “A gente vai avançando na vida e, de repente, chega a um ponto que, por convenções e por questões físicas, é um marco, mas o pensamento vem amadurecendo ao longo do caminho”, explica. 

 

A autora acredita que se fala pouco na morte e no envelhecimento nos dias de hoje, principalmente quando se trata de jovens e crianças. Há mais celebração da vida em forma de festa do que dos aspectos finitos que ela compreende. E isso pode ser um problema. “Essa vida em que tudo tem que ser realizado, em que estão o tempo inteiro dizendo que você tem que realizar seus sonhos, essa vida afastou os jovens, e sobretudo as crianças e adolescentes, da realidade inalterável que é a morte, o adoecimento, o problema, o impedimento, a guerra”, diz. “A compreensão e aceitação do sofrimento não é a negação. A aceitação é a vida. Porque faz parte.”

 

Marina teve conhecimento da morte e do sofrimento muito cedo. Filha de italianos nascida na Eriteia, morou em Trípoli (Líbia) quando criança e passou parte da infância na Itália, num momento de pós-guerra em que havia escassez de quase tudo. Quando veio para o Brasil, em 1948, aos 11 anos, se espantou com algumas coisas, como a abundância de comida e seu desperdício. Foi como jornalista, nos anos 1960, que deu os primeiros passos como escritora.

 

Das crônicas e contos publicados no Jornal do Brasil e na revista Nova às histórias infanto-juvenis e de poesia, a literatura se instalou e rendeu mais de 70 livros. Marina já ganhou prêmios como o Jabuti (seis, no total), o Portugal Telecom (hoje Oceanos), o Origenes Lessa (três) e outros que fazem parte de uma lista de 44 premiações. Aos 80 anos, casada com o também escritor Affonso Romano de Sant’Anna, a autora não mede palavras para falar da qualidade da produção literária para jovens no Brasil. Abaixo, ela analisa as modas literárias, fala sobre o exercício profissional da escrita, a importância de saber observar e critica a maneira festiva como as crianças e adolescentes são educados nos dias de hoje.

 

Categoria pai: Seção - Blog

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 01 de outubro de 2024, chegamos a 2.161 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 01 de outubro de 2024, chegamos a  8.134 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 01 de outubro de 2024, chegamos a 15.546 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: