A Brasília que não lê

Quem são esses brasileiros analfabetos residentes no DF?

Leia Mais

Projeto Leitura

O Projeto Leitura, tem como objetivo vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: Criar o hábito da leitura.

Leia Mais

Projeto LEF

Projeto LEF Confira artigos, trabalhos, Vídeos, Fotos, projetos na seção do Letramento no Ensino Fundamental.

Leia Mais

Mensagem em meu FB há quatro anos 

Das aulas de História do Brasil e do mundo guardamos algumas frases famosas, que acabam caindo no inconsciente coletivo e de vez em quando vêm à tona, nos mais distintos contextos. É o caso do nosso “Independência ou morte” de Pedro I que, segundo alguns historiadores mais realistas, recuperando-se de uma disenteria, às margens do Riacho Ipiranga , subiu em sua montaria e declarou o Brasil independente de Portugal. 

Penso também na pobre Maria Antonieta, tão absolutamente ingênua e alheia à perigosa realidade que a cercava, ao recomendar: “Se não têm pão, que comam brioches”, Dessas falas históricas, a que mais me impressiona é a de Júlio César, não o Júlio César vitorioso do “Vi, vi e venci”, mas o Júlio César traído, ao se dar conta de que o seu fim havia chegado : “Até tu, Brutus?". Brutus era como um filho para Júlio César. Perceber-se traído já é um sentimento terrível, perceber-se traído por um ente querido deve trazer uma imensa dor. Nem sei por que me lembrei do Júlio César e do Brutus hoje. Os laços de família são nosso primeiro e último recurso para enfrentar as agruras da vida. Se esses nos falham, é o desamparo total. A dolorosa frase de Jesus Cristo na cruz é um bom exemplo desse desamparo : “Meu Pai, por que me abandonaste?”

Aviso a quem se interessar que não estou doente, nem melancólica. Felizmente estou muito bem. Estou só prestando uma homenagem à figura de Júlio César que aprecio muito desde minhas leituras , com muitos tropeços no vocabulário, dicionário à mão, das peças históricas de Shakespeare.

Categoria pai: Seção - Blog

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 18 de março de 2024, chegamos a 1.511 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 18 de março de 2024, chegamos a  7.652 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 18 de março de 2024, chegamos a 13.753 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: