A Brasília que não lê

Quem são esses brasileiros analfabetos residentes no DF?

Leia Mais

Projeto Leitura

O Projeto Leitura, tem como objetivo vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: Criar o hábito da leitura.

Leia Mais

Projeto LEF

Projeto LEF Confira artigos, trabalhos, Vídeos, Fotos, projetos na seção do Letramento no Ensino Fundamental.

Leia Mais



Educação pública, gratuita e de qualidade, para todos, desde a educação infantil até a universidade.

Essas são palavras de ordem  dos diretórios acadêmicos e movimentos representivos dos estudantes, há muitos anos.  Nas últimas décadas testemunhamos um crescente empenho entre as famílias brasileiras de que seus filhos frequentem  escolas regularmente. É comum que famílias do campo venham a se radicar na cidade “para mandar  as crianças para a escola”.  Décadas atrás os pais  chegavam a impedir meninas de aprender a ler  a fim de mantê-las mais isoladas em casa, longe de namorados. Mas essa mentalidade já  ficou anacrônica juntamente com o espartilho, os cabelos longos  e as camarinhas (quartos de moças situados depois do quarto dos pais, sem passagem externa)

Hoje em dia, felizmente, a família está ciente de que só se pode almejar um futuro melhor para os filhos e filhas se eles forem para a escola.

A par dessas mudanças culturais de mentalidade,  as metodologias de ensino e a didática também passaram por mudanças , o trabalho pedagógico ganhou um pouco mais de qualidade  com  programas de  formação continuada de professores e com o acesso, quase universal, de livros didáticos às salas de aula. Mas há um item que é muito  prejudicial para a qualidade desse trabalho :  a falta de  compromisso com aulas efetivas em todos  os dias letivos .Falamos das suspensões de aula em razão de dezenas de motivos : a professora está de atestado, falta água, falta luz, o ônibus quebrou, o telhado  está precário e pode cair com as chuvas, e muitos outros.

Agora chegamos ao paroxismo: grupos de alunos resolveram acampar dentro das escolas, o que inviabiliza o uso das salas para funcionamento de zonas eleitorais e reuniões comunitárias nos feriados.  Mas o mais grave é a impossibilidade  de aplicação  de exames que compõem sistemas de avaliação de larga escala, como o ENEM, O MAIS IMPORTANTE DE TODOS, QUE MOBILIZA MAIS DE OITO MILHÕES DE ESTUDANTES.  Eles pretendem usar a nota do ENEM para ingresso nas universidades e fazer jus a bolsas ou financiamentos.

Aplicar o ENEM  em tempos normais já é uma tarefa muito difícil, dada a sua magnitude.

Essas incertezas atuais tornam a tarefa dificílima. É claro que  os estudantes  invasores não estão tendo aulas regulares.  O prejuízo acadêmico é imenso.

E tem mais: agora as universidades também estão invadidas, como é o caso da reitoria de UnB.

Não consigo entender como estudantes comprometidos com a educação de qualidade estejam causando tal prejuízo  à qualidade da educação . A falta de  aulas e atividades  pedagógicas vai deixar, inexoravelmente, lacunas em sua  formação . Mesmo que as aulas sejam repostas, essa pausa-protesto vai ter consequências no curto prazo, porque os conteúdos pedagógicos não estão sendo ministrados; no médio e longo prazo porque haverá atraso na conclusão do ensino básico, acarretando despesas extras.

O que pensam os pais dos invasores ? Têm noção dos riscos em que os jovens estão incorrendo? E surge aí também um outro tipo de custo Brasil : uma geração de profissionais  cuja formação básica está ficando prejudicada e  incompleta . Os próximos IDEBs vão refletir essas férias forçadas em mês letivo.

Stella Maris Bortoni-Ricardo é professora aposentada da Universidade de Brasília, onde trabalhou sempre 
Categoria pai: Seção - Blog

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 18 de março de 2024, chegamos a 1.511 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 18 de março de 2024, chegamos a  7.652 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 18 de março de 2024, chegamos a 13.753 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: