A Brasília que não lê

Quem são esses brasileiros analfabetos residentes no DF?

Leia Mais

Projeto Leitura

O Projeto Leitura, tem como objetivo vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: Criar o hábito da leitura.

Leia Mais

Projeto LEF

Projeto LEF Confira artigos, trabalhos, Vídeos, Fotos, projetos na seção do Letramento no Ensino Fundamental.

Leia Mais

Assisti na última quinta-feira,  com amigos, em sessão privada ,  ao filme francês  "Jeanne d'Arc / The Messenger” , de Luc Bresson  (1999 ). 

A historia da camponesa  analfabeta, heroína da França e santa da Igreja Católica , que conduziu  o exército de seu país e conquistou muitas vitórias sobre os ingleses,  já foi tema de outros filmes hagiográficos.  O mais conhecido é de 1948, de Victor Fleming, em que o papel título é vivido por Ingrid Bergman , atriz sueca  de grande beleza que se consagraria no filme Casablanca . O versão cinematográfica  recente levanta  muitas dúvidas sobre  a possível esquizofrenia  da jovem Joana, pois dá ênfase às suas visões, de São Miguel Arcanjo e outros santos. 

Joana DÁrc ( 1412-1431)  lutou na Guerra dos Cem Anos , quando a França teve de rechaçar as tropas inglesas que pretendiam anexar aquele país ao reino da Inglaterra. O rei francês, Charles VII, mentalmente desequilibrado e muito frágil, sem opção,  entregou um exército  à donzela  de Lorraine, já então um mito no imaginário  da França medieval.  Ela conduziu o exército de seu rei a uma vitória em Orléans e ele foi coroado em Reims. Mas depois vieram derrotas e acordos de paz com os ingleses  e Joana foi entregue ao julgamento inquisitorial dos inimigos e de  bispos franceses coniventes.  Foi condenada por heresia e por vestir-se de homem. Ela foi uma cross dresser. Vestia-se de homem para poder lutar. Houve outras cross dressers na história, até no Brasil, onde  a baiana Maria Quitéria lutou contra os portugueses na guerra da independência. 

 Joana DÁrc morreu queimada, como uma feiticeira. Em 1909 a Igreja Católica a canonizou. 

Categoria pai: Seção - Blog

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 18 de março de 2024, chegamos a 1.511 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 18 de março de 2024, chegamos a  7.652 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 18 de março de 2024, chegamos a 13.753 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: