A Brasília que não lê

Quem são esses brasileiros analfabetos residentes no DF?

Leia Mais

Projeto Leitura

O Projeto Leitura, tem como objetivo vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: Criar o hábito da leitura.

Leia Mais

Projeto LEF

Projeto LEF Confira artigos, trabalhos, Vídeos, Fotos, projetos na seção do Letramento no Ensino Fundamental.

Leia Mais

No capítulo de ontem da novela “Velho Chico” o Coronel – personagem de Rodrigo Santoro _ fica sabendo que a filha está enamorada de um jovem de uma família que lhe é desafeta, justamente a família cujo chefe ele, o Coronel, mandou assassinar. 
Ele então espanca a filha, a esbofeteia na face e lhe dá uma surra de correia, com seu cinto. O que o move a tanta violência ? O ciúme paterno, sem dúvida, mas principalmente o temor de ver seu poder desafiado. O que me deixa perplexa é que esse coronel, menos de duas décadas antes , é recebido na casa de um vizinho e aliado que lhe oferece pouso. Durante a noite, visita a filha dos anfitriões, que deixara a porta do quarto entreaberta e a seduz. O sogro e os cunhados o abrigam a casar, na ponta do facão quando descobrem que o hóspede ilustre havia desonrado a moça. Pois é esse homem, que se casou para salvar a vida e se livrar de ser castrado, que se julga no direito de castigar a filha porque ela se apaixonou e ele não aprova o namoro. 
Entre muitos valores culturais que a novela põe em relevo está o machismo, enraizado na moral patriarcal e violenta contra as mulheres.

Categoria pai: Seção - Blog

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 07 de Abril de 2025, chegamos a 2.719 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 07 de Abril de 2025, chegamos a  8.585 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 07 de abril de 2025, chegamos a 16.012 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: