Este 1º volume da série "Ensinar leitura e escrita no Ensino Fundamental" ocupa-se do ensino da leitura e da escrita começando no período (ou ciclo) pós-alfabetização até o nível correspondente ao 5o ano.
A escola brasileira tem falhado em sua missão de habilitar os alunos, desde os anos iniciais, a ler com compreensão e a escrever textos coesos com razoável correção. A produção deste livro atende principalmente à solicitação de professores que necessitam de apoio bibliográfico para conduzir sua prática pedagógica no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita.
O texto leva em conta o estado da arte sobre alfabetização e o tratamento da escrita e da leitura no início de escolarização. Sua ênfase é a transição da oralidade para a escrita, visando à integração dos saberes sociolingüísticos, que os alunos já detêm ao chegar à escola, a suas práticas letradas.
A preocupação das autoras foi garantir uma leitura prazerosa e acesso aos subsídios que facilitem a reflexão dos professores de ensino básico sobre a modalidade oral e escrita da língua.
Fonte: Stella Maris Bortoni-Ricardo e Maria Alice Fernandes de Sousa