Portal UOL

Dos 128,8 milhões de brasileiros aptos para votar nas eleições municipais de outubro, 72 milhões, ou 56% do total, não terminaram o ensino fundamental. Dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgados nesta terça-feira (15), mostram que a maior parte do eleitorado do país declarou nunca ter estudado ou completado a primeira etapa do ensino básico.

Os analfabetos, para quem o voto é facultativo, somam 8 milhões, ou 6,2% do eleitorado. Eles superam o número de eleitores que terminaram faculdade - 4,5 milhões de pessoas, ou 3,49% dos eleitores.

Alagoas é o Estado com maior proporção de eleitores que declararam não saber ler nem escrever, 22,5%. Na outra ponta aparece Santa Catarina, com 2% de eleitores declarados analfabetos.

O professor de ciências políticas da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Charles Pessanha, pondera os dados. É claro que uma população bem educata vota melhor e controla melhor o que é feito com o voto, mas não é correto acreditar que pessoas menos instruídas tenham menor direito ao voto.

Quanto maior o número de pobres, que geralmente é a população que menos tem acesso à educação, participa das eleições, maior o número de políticas públicas dedicadas a essa camada, o que é saudável para a democracia, diz o professor.

Os dados referem-se a todos municípios do Brasil, exceto o Distrito Federal - que não participa das eleições municipais de 2008.

 

Categoria pai: Seção - Notícias

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 14 de junho de 2024, chegamos a 1.922 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 14 de junho de 2024, chegamos a  7.906 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 14 de junho de 2024, chegamos a 15.408 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: