fonte:http:educacao.uol.com.brultnot20080808ult105u6813.jhtm

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Fátima Santos

08082008 - 17h40 Formação de professor é a maior carência dos municípios
A formação de professores e dos profissionais de apoio ao serviço escolar
está entre os principais pedidos da maioria dos prefeitos de 3.430
municípios. É o que revela os planos de ações articuladas (PAR) enviados ao
MEC (Ministério da Educação) até o mês passado.

A implantação dos conselhos escolares, os laboratórios de informática e a
ampliação dos acervos das bibliotecas são os outros pontos mais destacados
no relatório.

O Plano de Ações Articuladas é um planejamento multidimensional que todos os
municípios devem fazer para um período de quatro anos --2008 a 2011--, como
parte do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação). O PAR é coordenado pela
secretaria municipal de educação, mas deve ser elaborado com a participação
de gestores, professores e da comunidade local.

Para Romeu Caputo, diretor de articulação e apoio aos sistemas da SEB
(Secretaria de Educação Básica), os municípios demonstram que entenderam os
propósito do PDE, onde o foco é a qualidade da aprendizagem. Os planos
trazem respostas incisivas de que é preciso melhorar a formação dos
professores, diz.

Segundo a SEB, que junto com o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da
Educação) analisa o PAR, também constatou que os municípios têm interesse na
construção de creches e na melhoria da infra-estrutura das escolas urbanas e
rurais, programas que dependem de assistência técnica, mas, principalmente,
da transferência de recursos federais aos municípios.

Em resposta ao pedido de aumento dos acervos das bibliotecas, que apareceu
num grande número de planos desde 2007, o ministério decidiu ampliar o PNBE
(Programa Nacional Biblioteca da Escola).

*Roteiro*
A dinâmica do PAR tem três etapas: o diagnóstico da realidade da educação e
a elaboração do plano são as fases do município. A terceira etapa é a
análise técnica feita pela SEB e pelo FNDE. Depois disso, o município assina
um termo de cooperação com o MEC onde constam os programas aprovados e
classificados segundo a prioridade do município.

O termo de cooperação detalha a participação do MEC que pode ser com
assistência técnica por um período ou pelos quatro anos do PAR, e
assistência financeira. No caso da transferência de recursos, o município
precisa assinar um convênio, que é analisado para aprovação a cada ano.

O ministério continua recebendo os planos de ações articuladas,
especialmente agora que todos os municípios --5.563-- aderiram ao
Compromisso Todos pela Educação. Os 100% de adesão ao compromisso foram
atingidos em 31 de julho.

*As informações são do MEC*
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Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

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