Alimentos leves e muita água garantem verão sem sensação de moleza
O sol brilha lá fora, a temperatura está nas alturas e você preso no escritório. Depois do almoço, é certo: vem aquela moleza típica da estação mais quente do ano. Um mal inevitável do verão? Nada disso. É possível manter a produção em alta, a boa forma e ainda se refrescar durante esses dias de calor intenso. O segredo é beber muito líquido e saber se alimentar adequadamente, ensina a nutricionista Ana Luiza Baldan.
Rio de Janeiro e São Paulo, as duas maiores cidades do país, bateram recordes de calor nesta semana e a temperatura, segundo a meteorologia, não deve baixar tão cedo. Quem precisa trabalhar e tem pressa na hora do almoço pode seguir alguns conselhos simples.
“Uma primeira dica é procurar locais que tenham restaurantes nessa linha mais saudável. O saudável também é muito saboroso”, conta Baldan, da consultoria em nutrição Equilibrium.
Para quem come em buffet ou restaurantes do tipo “self-service”, é preciso saber escolher. “Começar sempre com uma salada e evitar molhos muito cremosos. Depois, um cereal, como um arroz integral, um feijão, que é uma leguminosa, um grelhado. Pode ser um filé de peixe, com alcaparras, ervas. E muitos legumes para saciar, com fibras, vitaminas e minerais”, aconselha a nutricionista.
Entre as opções a la carte, o cuidado é com o tamanho da porção – não importa quão saudável seja o restaurante. “Não adianta ser um arroz integral ou um feijão mais leve se a quantidade for muito grande”, alerta Baldan. “Vai te dar aquela sensação de quem comeu demais. Aquela fadiga, aquele soninho, que não é legal”, explica.
Quem pode comer em casa e preparar seus próprios pratos também precisa de um pouquinho de atenção, principalmente no tocante à proteção contra o calor. “Só tirar da refrigeração no momento em que realmente for consumir”, indica Ana Luiza Baldan. O perigo é o alimento perder potencial nutritivo quando a temperatura está alta demais.