Alimentos leves e muita água garantem verão sem sensação de moleza

O sol brilha lá fora, a temperatura está nas alturas e você preso no escritório. Depois do almoço, é certo: vem aquela moleza típica da estação mais quente do ano. Um mal inevitável do verão? Nada disso. É possível manter a produção em alta, a boa forma e ainda se refrescar durante esses dias de calor intenso. O segredo é beber muito líquido e saber se alimentar adequadamente, ensina a nutricionista Ana Luiza Baldan.

Rio de Janeiro e São Paulo, as duas maiores cidades do país, bateram recordes de calor nesta semana e a temperatura, segundo a meteorologia, não deve baixar tão cedo. Quem precisa trabalhar e tem pressa na hora do almoço pode seguir alguns conselhos simples.

“Uma primeira dica é procurar locais que tenham restaurantes nessa linha mais saudável. O saudável também é muito saboroso”, conta Baldan, da consultoria em nutrição Equilibrium.

Para quem come em buffet ou restaurantes do tipo “self-service”, é preciso saber escolher. “Começar sempre com uma salada e evitar molhos muito cremosos. Depois, um cereal, como um arroz integral, um feijão, que é uma leguminosa, um grelhado. Pode ser um filé de peixe, com alcaparras, ervas. E muitos legumes para saciar, com fibras, vitaminas e minerais”, aconselha a nutricionista.

Entre as opções a la carte, o cuidado é com o tamanho da porção – não importa quão saudável seja o restaurante. “Não adianta ser um arroz integral ou um feijão mais leve se a quantidade for muito grande”, alerta Baldan. “Vai te dar aquela sensação de quem comeu demais. Aquela fadiga, aquele soninho, que não é legal”, explica.

Quem pode comer em casa e preparar seus próprios pratos também precisa de um pouquinho de atenção, principalmente no tocante à proteção contra o calor. “Só tirar da refrigeração no momento em que realmente for consumir”, indica Ana Luiza Baldan. O perigo é o alimento perder potencial nutritivo quando a temperatura está alta demais.

Categoria pai: Seção - Notícias

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 14 de junho de 2024, chegamos a 1.922 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 14 de junho de 2024, chegamos a  7.906 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 14 de junho de 2024, chegamos a 15.408 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: