Brasileiros confiam na escola e nos professores
A escola e os professores são a instituição e a categoria profissional em que a população brasileira mais confia. Uma pesquisa de opinião pública, publicada na revista Conjuntura Econômica, de abril, no artigo “O brasileiro e o Judiciário”, do diretor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Direito Rio e membro do Conselho Nacional de Justiça, Joaquim Falcão, mostra que, dentre 17 instituições públicas estatais e não estatais e 19 categorias profissionais, 82% da população brasileira confia nos professores e 68% confia nas escolas.
A confiança nas escolas e nos docentes lideram os percentuais dos quesitos “Confiança nas instituições” e “Confiança nos profissionais”, investigados durante a pesquisa. No quadro “Confiança nas instituições”, a escola figura em segundo lugar, com 68%, e, as Forças Armadas, em primeiro, com 70%. No quadro “Confiança nos profissionais”, os professores aparecem em primeiro lugar, com 82%, e, os Policiais Federais, em segundo, com 71% da confiança da população. Quando analisado o “saldo” na pesquisa o professor é disparado o mais confiável.
Produzida pelo Centro de Justiça e Sociedade (CJUS) da Escola de Direito do Rio de Janeiro, FVG e pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), entre os dias 9 e 11 de fevereiro deste ano, a pesquisa foi realizada com 1.200 pessoas em todo o País. De acordo com avaliação de Joaquim Falcão, “a proeminência dos professores é tradicional, presente em todas as pesquisas de opinião”. Confira a seguir os quadros com o “ranking” da confiança do brasileiro em instituições públicas.
Quadro 1
Confiança nas instituições (%) Instituição Confia Não confia NSNR* Saldo 1 Forças Armadas 82 12 6 70 2 Escola 82 14 4 68 3 Polícia Federal 72 22 6 50 4 Igreja Católica 65 28 7 37 5 Ministério Público 63 29 8 34