Alfabetização: o estado do conhecimento |
Essa pesquisa, de caráter permanente, é desenvolvida pelo Ceale desde a sua fundação, em 1990. O trabalho consiste no levantamento e avaliação da produção acadêmica e científica sobre alfabetização, considerada como o processo de aquisição das habilidades de leitura e de escrita, no período inicial de escolarização da criança.
Teses e dissertações são identificadas por categorias como: tema, pressupostos teóricos, ideários pedagógicos e gêneros textuais. A classificação permite o desenvolvimento de diferentes tipos de análise, pelo relacionamento entre essas categorias. A análise histórica da produção também é possível, uma vez que se pode acompanhar, ao longo do tempo, as permanências e as transformações na produção científica. Um dos principais objetivos da investigação é, também, socializar o conhecimento produzido sobre o tema, inclusive fora dos limites da área acadêmica.
Para levantamento dos dados, utilizam-se índices bibliográficos, pesquisa em bibliotecas e bases de dados. São analisadas teses e dissertações elaboradas nos cursos de pós-graduação de instituições brasileiras nas áreas de Educação, Letras, Psicologia, Distúrbios da Comunicação e Artes. No banco de dados da pesquisa, já foram analisadas e inseridas 970 teses e dissertações, produzidas entre 1961 e 2001. A partir desse banco, é possível realizar o levantamento bibliográfico, obter resumos e emitir relatórios. As teses e dissertações sobre a alfabetização no Brasil estão disponíveis para reprodução na Biblioteca da Faculdade de Educação da UFMG.
Essa pesquisa é financiada pelo CNPq e a FAPEMIG. | |
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