Stella,

O Globo Repórter de 180806, intitulado Infância roubada, mostra sete diferentes e tristes realidades do país. A reportagem completa está em http:globoreporter.globo.comGloboreporter0,19125,VGC0-2703-14851-5-238263,00.html .

Vale a pena ler ou assistir aos vídeos:

No asfalto, ela aprendeu, desde muito menina, o que é sobreviver. Sabe se proteger e se defender daqueles que ela chama de abusadores de menina. Mas outro desafio, muito mais simples, ela não conseguiu vencer: aos 31 anos é analfabeta.

Regina faz parte de uma estatística que ninguém consegue desmentir: não ter o tempo de brincar, de soltar a imaginação, de se deixar levar pelas fantasias próprias da infância pode significar marcas profundas e insolúveis. A dificuldade para aprender é uma das mais graves.

Pego ônibus pela cor e pelos números. Faço compra sozinha, mas levo minha irmã para me explicar as embalagens dos produtos que eu não conheço. Levo meus filhos para a rua, me divirto sozinha. Só preciso marcar as conduções que eu tenho que pegar. Se eu pegar um ônibus azul ou amarelo, eu marco a cor e o número. Na próxima vez, eu pego o mesmo. Só isso, explica Regina.

Já na esquina onde viu a infância e a adolescência passarem entre carros e trocados, ela pede para falar mais sobre ler e escrever.

Eu junto as letrinhas e formo um impresso de palavras. Mas quando vou esticar, não sei mais o que eu li. Eu leio casa e mais algumas palavras. Daqui a dois minutos você me pergunta e eu só lembro casa. Sai tudo da memória, conta Regina.

Beijos,

Ana Dilma

Categoria pai: Seção - Notícias

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 24 de novembro de 2024, chegamos a 2.435 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 24 de novembro de 2024, chegamos a  8.386 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 24 de novembro de 2024, chegamos a 15.830 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: