Taxa de analfabetismo no Brasil melhora mas ainda é grave, diz IBGE

Agência JB

RIO - Mais de 14 milhões de brasileiros são analfabetos, embora a taxa de analfabetismo entre as pessoas com 15 anos ou mais tenha apresentado uma queda de quase 30% no período que vai de 1996 e 2006. A constatação é de um estudo divulgado nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com esses dados o Brasil está entre os onze países que estão em situação considerada grave pela Unesco (com mais de 10 milhões de pessoas analfabetas). Também integram esse grupo Indonésia, China, Etiópia e Nigéria.

Segundo o levantamento, a queda é nítida, mas ocorre em ritmo lento, apesar dos esforços de implementação de políticas públicas específicas.

Os dados apontam que o analfabetismo está concentrado nas camadas mais pobres, nos mais idosos, entre aqueles de cor preta ou parda e nas localidades menos desenvolvidas. Apesar disso, dos 2,5 milhões de pessoas atendidas por cursos de alfabetização e de educação de jovens e adultos, quase 40% residiam no Sudeste e apenas 6,6% tinha idade superior a 60 anos. Já em relação à cor, as pessoas que se auto-declaram pretas ou pardas representaram 59,9% dos atendidos por esses cursos.

O estudo destacou, ainda, que entre os jovens de 15 a 24 anos houve importante redução do analfabetismo, chegando a 5,8% em 2006. Os indicadores específicos para essa faixa etária fazem parte dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e são monitorados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Categoria pai: Seção - Notícias

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 14 de junho de 2024, chegamos a 1.922 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 14 de junho de 2024, chegamos a  7.906 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 14 de junho de 2024, chegamos a 15.408 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: