(Fonte: CVL-

Lisboa, 02 Nov (Lusa) - O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, se recusou nesta sexta-feira a adiantar uma data para a entrada em vigor do acordo ortográfico da língua portuguesa, mas salientou a importância desse entendimento.

Isso [data para entrada em vigor] só com bolinha de cristal, que eu não tenho, afirmou Celso Amorim à Agência Lusa, ao final de uma audiência com o primeiro-ministro português, José Sócrates.

O chanceler brasileiro frisou que não abordou este tema com Sócrates, mas apenas com o ministro português das Relações Exteriores, Luís Amado, e no Conselho de Ministros da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).

Todos reconhecemos que é importante ter o acordo ortográfico, até para fortalecimento da língua, afirmou Celso Amorim. Para que possamos todos trabalhar em conjunto, o acordo é fundamental. Como podemos trabalhar se um diz actual e o outro, atual?, exemplificou.

Acordo

Por outro lado, o ministro admitiu que é necessária compreensão pela demora de alguns países em adotar o acordo.

Em princípio, a ortografia comum da língua portuguesa já poderia entrar em vigor, porque três dos oito países lusófonos - Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe - já ratificaram o acordo e também o protocolo modificativo ao acordo.

O protocolo modificativo - aprovado em 2004, em São Tomé e Príncipe, durante a cúpula dos chefes de Estado e de governo da CPLP - permite que o acordo vigore com a ratificação de apenas três países da CPLP, sem a necessidade de aguardar que todos os outros membros da organização adotem o mesmo procedimento.

Recentemente, Portugal propôs um prazo de dez anos para colocar o acordo em vigor.

Segundo especialistas, as modificações propostas no acordo devem alterar 1,6% do vocabulário de Portugal. No Brasil, a mudança será menor, já que apenas 0,45% das palavras terão a escrita alterada.

 

 

Categoria pai: Seção - Notícias

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 14 de junho de 2024, chegamos a 1.922 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 14 de junho de 2024, chegamos a  7.906 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 14 de junho de 2024, chegamos a 15.408 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: