14 de fevereiro de 2008

Crianças de 6 a 8 anos serão avaliadas pela Provinha Brasil

Pela primeira vez no Brasil, as crianças de seis a oito anos matriculadas em escolas públicas serão avaliadas na escola. É a Provinha Brasil, uma iniciativa do governo federal que consiste em um instrumento de aferição do processo de alfabetização que será implantado nos estados, municípios e no Distrito Federal, por adesão voluntária das redes.

Um dos objetivos da aplicação do teste é identificar precocemente possíveis deficiências da criança na fase de alfabetização, para que ela não chegue às séries mais avançadas sem a consolidação de habilidades básicas em leitura e escrita. A prova deverá ser feita por alunos com um ano de escolarização do Ensino Fundamental.

A Provinha Brasil poderá ser aplicada pelos professores das redes de ensino, que receberão do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) os instrumentos necessários para a avaliação. Serão distribuídos cadernos de orientações com o passo a passo do teste, além da avaliação e do informativo com sugestões para sua aplicação.

De acordo com a coordenadora-geral do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), Luiza Massae Uema, o material para o professor será disponibilizado no site do Inep para download em março. “A sugestão é que ele aplique a prova no mês de abril, para que, dessa forma, ele possa levantar informações necessárias para a intervenção na aprendizagem da criança.” Não está descartada a hipótese de o professor aplicar o teste no fim do ano, medindo assim o conhecimento adquirido ao longo do ano letivo.

Em 2007, cerca de 20 mil crianças passaram por um pré-teste que serviu para o Inep montar uma escala de avaliação. Com esta avaliação pedagógica, será definido o que o aluno de oito anos deve saber. Luiza Uema afirma que a Provinha é um instrumento também voltado para o professor. “Uma das vantagens da prova é que o professor ganha tempo para analisar a deficiência na aprendizagem do aluno e os corrija para o próximo ano.”

A Provinha, que será aplicada pela primeira vez, está de acordo com as diretrizes do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Ministério da Educação (MEC). O Plano tem como prioridade a qualidade na Educação Básica e uma de suas metas é verificar o processo de alfabetização da criança, corrigindo os erros no momento em que ainda é possível salvar o futuro escolar da criança.

O InepMEC fornecerá às redes os instrumentos necessários para a aplicação da Provinha, dando subsídio para uma melhor avaliação da aprendizagem do aluno. No entanto, não é necessário que os resultados sejam repassados ao MEC, uma vez que servirá de instrumento de diagnóstico localizado.

Assessoria de Imprensa do Inep

 

Categoria pai: Seção - Notícias

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 14 de junho de 2024, chegamos a 1.922 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 14 de junho de 2024, chegamos a  7.906 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 14 de junho de 2024, chegamos a 15.408 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: