08042008 - 10h56 UOL Educação
Metade dá aula sem formação para professor, diz MEC
Metade dos professores brasileiros de 5ª a 8ª série e de ensino médio não tem formação específica para dar aulas - a licenciatura -, segundo levantamento do MEC (Ministério da Educação).

Segundo o diretor de educação básica do ministério, Dilvo Ristoff, o déficit de docentes com licenciatura é de 350 mil.

As disciplinas que mais carecem de profissionais específicos são física e química.

Para Ristoff, a evasão nas áreas de química e física acontece porque os formados preferem trabalhar nas indústrias farmacêutica e química em vez das salas de aula.

Em disciplinas como história, geografia e português, a defasagem é menor, porque, nas últimas duas décadas, o número de profissionais licenciados aumentou.

Temos que ter planos agressivos, queremos criar 12 mil vagas por ano nos próximos dez anos, disse Dilvo Ristoff em entrevista à Rádio Nacional na última segunda-feira (7).

Para solucionar o problema, o diretor disse que o MEC investiu no programa de expansão de vagas nas universidades federais (Reuni).

Ele também citou a criação de 20 novos cursos de licenciatura, já no segundo semestre, nos Institutos Federais de Ensino Tecnológico.

Categoria pai: Seção - Notícias

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 14 de junho de 2024, chegamos a 1.922 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 14 de junho de 2024, chegamos a  7.906 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 14 de junho de 2024, chegamos a 15.408 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: