A Brasília que não lê

Quem são esses brasileiros analfabetos residentes no DF?

Leia Mais

Projeto Leitura

O Projeto Leitura, tem como objetivo vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: Criar o hábito da leitura.

Leia Mais

Projeto LEF

Projeto LEF Confira artigos, trabalhos, Vídeos, Fotos, projetos na seção do Letramento no Ensino Fundamental.

Leia Mais

2024: desafios e oportunidades na indústria financeira

Ana Karina Bortoni

Por: Ana Karina Bortoni 

Transformando negócios por meio da inovação e sustentabilidade. Especialista em gestão, liderança e empreendedorismo. Mãe de três.
19 de março de 2024

Em um mercado tão acirrado como a indústria bancária, encontrar vantagens competitivas para o crescimento sustentável do negócio é o principal desafio para a alta liderança.

Em termos globais, as instituições que conseguirem fluxos de receitas mais diversificados e uma forte disciplina de custos poderão ser capazes de aumentar a rentabilidade, inclusive com valorização de mercado superior à maioria, como aponta o estudo “Perspectivas da Indústria Bancária 2024: convicção e agilidade para prosperar”, promovido pelaDeloitte.

Já em uma perspectiva de competitividade, à medida que mais clientes buscam as facilidades que as financeiras não tradicionais conseguem oferecer, o setor continuará enfrentando instabilidades com a entrada de novas instituições, como as fintechs e as cooperativas.

Visão do Brasil

O cenário no Brasil não será muito diferente. Uma recente análise realizada pelaFitch Ratingsaponta uma perspectiva neutra para o setor no país, especialmente devido à redução de exposições a ativos de risco ao longo de 2022 e 2023 e à adequada capitalização.

Dessa maneira, o bom desempenho do setor evidencia as gestões mais conservadoras das instituições financeiras, que resultaram em menos provisionamento, levando, assim, a uma adequada geração de capital.

Ainda sob o ponto de vista da Fitch Ratings, a estabilidade do setor em 2024 está vinculada à capacidade do sistema de enfrentar os desafios ao mesmo tempo que executa suas estratégias por meio de uma gestão eficiente, mesmo diante de um cenário macroeconômico instável e complexo.

Capital humano e tecnologia

Nesse ambiente, chegamos à tecnologia. Embora as instituições financeiras de nosso país sejam umas das mais avançadas digitalmente, com processos internos que já vêm há anos trabalhando com algoritmos de aprendizado de máquina, aprendizado profundo e técnicas de processamento de linguagem natural, a IA generativa e de dados não deixa de ser um ponto de atenção.

Apesar dos investimentos em automação, ainda há muito espaço para a transformação de diversas atividades exercidas por capital humano, que poderia ser desenvolvido e capacitado para funções que agreguem valor ao negócio, como a interação produtiva com os clientes ou o planejamento de campanhas e de ferramentas que promovam a educação financeira e o uso do crédito consciente.

Nesse sentido, além dos próprios serviços bancários, a indústria financeira também deve aproveitar as oportunidades das tecnologias emergentes para reduzir riscos de crédito, agilizar as operações e minimizar fraudes, criando, dessa forma, valor para o negócio e conquistando a confiança do consumidor.

Mas olho as ameaças por trás da digitalização: “a proliferação de novas tecnologias expõe os bancos a riscos com os quais talvez nunca tenham tido de lidar antes. O open banking e o aumento de parcerias com parceiros tecnológicos, por exemplo, podem colocar a infraestrutura dos bancos a novas vulnerabilidades e ataques cibernéticos”, diz o estudo da Deloitte.

Portanto, este é um ano de equilíbrio administrativo em que os bancos e seus conselhos poderão priorizar políticas de governança cibernética e estabelecer medidas de controle, sem perder o apetite pela inovação e pela excelência na jornada do cliente.

Categoria pai: Seção - Blog

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 18 de março de 2024, chegamos a 1.511 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 18 de março de 2024, chegamos a  7.652 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 18 de março de 2024, chegamos a 13.753 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: