A Brasília que não lê

Quem são esses brasileiros analfabetos residentes no DF?

Leia Mais

Projeto Leitura

O Projeto Leitura, tem como objetivo vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: Criar o hábito da leitura.

Leia Mais

Projeto LEF

Projeto LEF Confira artigos, trabalhos, Vídeos, Fotos, projetos na seção do Letramento no Ensino Fundamental.

Leia Mais

portal.mec.gov.br/docman/janeiro-2010-pdf/2730-pne-lei-10172-09-01-01
 

 Lendo essas histórias você vai entender por que monitorar o Plano Nacional de Educação, para que ele seja plenamente cumprido, é tarefa de toda a sociedade.

 

Laura, que tem 8 anos, mora em uma cidade com menos de 20 mil habitantes. Ela começou a ler e, dias atrás, arriscou escrever um versinho. A pequena adora ir para a escola: um prédio com quadras, pátio, sala de artes, biblioteca, sala de informática, equipamentos e laboratório de ciências, acessibilidade às pessoas com deficiência e com todos os itens básicos em dia, como energia elétrica, abastecimento de água tratada, esgotamento sanitário e manejo dos resíduos sólidos.

 

Voltando à história da Laura, todas as manhãs, ela sai com o Pedro, seu irmão de 16 anos, que não está tão animado. Ao contrário de Laura, Pedro não gosta nada de sua escola de Ensino Médio, pois para ele, tudo é muito chato e sem significado.

 

Além disso, a família aumentou e a situação complicou! Eles ganharam um irmãozinho, o Artur, há um ano. O Carlos, pai solo dos três e desempregado, não conseguiu ainda uma vaga na creche para o bebê, fato que compromete muito o orçamento da casa. Tudo isso faz com que Pedro sinta a necessidade de começar a trabalhar para ajudar em casa.

 

Antes do Artur, Carlos conseguia acompanhar os filhos nas escolas, foi em uma reunião de pais da Laura que ele conheceu a professora Joana. Na conversa entre os dois, a educadora explicou a Carlos o que era a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e se mostrou esperançosa com a implantação do documento, pois ele possibilitará que os alunos se desenvolvam ainda mais. Além disso, quando uma criança mudar de escola, rede, cidade ou estado, ela terá a mesma aprendizagens básicas. Por outro lado, a professora se mostrou bastante cansada com a rotina, na qual tem que se deslocar de uma escola a outra, fazer cursos que não têm relação com os desafios diários e onde se sente pouco valorizada.

 

+++DANDO AULA: PROFESSORES CONTAM OS DESAFIOS DA SUA ROTINA

 

Além de todas essas histórias se passarem em torno da escola, o que mais elas têm em comum? Todas apontam para iniciativas importantes que podem melhorar a qualidade da Educação no País. Para ajudar a atingirmos esse objetivo, você sabia que na nossa Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) existe a obrigatoriedade de construir planos decenais para a Educação? Pois é, e temos um! Em junho de 2014, foi aprovada a lei do Plano Nacional de Educação (PNE), que aponta como o País quer estar em 2024 por meio de 20 metas e 254 estratégias.

 

Mas o que a Laura tem a ver com esse plano? Muito simples: a meta 5 do plano estabelece que todas as crianças estejam alfabetizadas até o 3º ano do Ensino Fundamental, impactando, portanto, na vida da pequena Laura. E o Pedro? A estratégia 3.1determina que o Ensino Médio seja renovado e a estratégia 7.1 prevê a elaboração e implementação da BNCC. E Artur que ainda nem está na escola? O plano também é para ele: a meta 1 garante que o País amplie as vagas em Creche e, principalmente, diminua as desigualdades. Até a professora Joana está contemplada no PNE: as metas 151617 e 18 são voltadas aos docentes.

 

No PNE estão contemplados um montão de gente: prevê ações para a Educação Inclusiva, de Jovens e AdultosEnsino ProfissionalSuperior. Além disso, tem também iniciativas para a gestão democrática do ensino e para o financiamento, até porque, para realizar todas as ações do plano, é preciso discutir como serão viabilizadas.

 

O PNE é lei e precisa ser cumprido. Estamos entrando na metade de sua vigência e apenas uma meta foi alcançada. Ainda há muito para se fazer e a sociedade tem um grande papel nisso.

 

+++PNE: 3 TEMAS QUE MOSTRAM COMO A EDUCAÇÃO É DESIGUAL

 

De que forma Pedro, Carlos, Joana e você podem mantê-lo vivo? Monitorando! O Observatório do PNE pode ser a ferramenta que te faltava. A plataforma é um projeto de muita gente, e pode ser seu também: ela traz indicadores que monitoram as metas e estratégias do plano, além de programas de governo relacionados, análisesestudos e o dossiê por localidade. O site tem ainda uma ferramenta que recorta os dados educacionais da sua cidade, estado ou região, assim você pode acompanhar a situação da sua localidade e cobrar um ensino de qualidade.

 

Para que o plano seja esse norteador da Educação, precisamos reverter o quadro de negligência. E não basta cobrar a valorização dessa lei tão importante: é preciso brigar para colocá-la em prática, cobrando que os governos Federal e estaduais coloquem a Educação como política prioritária. Para isso, eles precisam articular uma estratégia nacional para que as diferentes iniciativas previstas no PNE sejam implementadas.

 

Converse com seus amigos e familiares sobre o plano. Informe-se usando fontes confiáveis. Fique de olho nos atrasos e, principalmente, exija que as metas sejam cumpridas!

 

Categoria pai: Seção - Blog

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 10 de agosto de 2024, chegamos a 2.059 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 10 de agosto de 2024, chegamos a  8.025 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 10 de agosto de 2024, chegamos a 15.486 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: