Das 1.994 pessoas que fizeram a mais recente avaliação para tirar carteira de advogado, apenas 479 conseguiram atingir a nota necessária. O ranking das faculdades será divulgado após a fase de recursos

Helena Mader
Da equipe do Correio

Paulo H. CarvalhoCBD.A Press - 5907
Sede da OAB: de 65% a 80% dos candidatos não passam a cada ano
 
A falta de qualidade de alguns cursos de direito do Distrito Federal é comprovada em números. Dos 1.994 bacharéis em direito que fizeram a última prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF), apenas 479 foram aprovados. O índice de reprovação chegou a 76%. O baixo número de candidatos aptos a exercer a advocacia chamou a atenção da entidade. Em todos os exames, a média de reprovação varia entre 65% e 80%.

A elaboração da prova e organização do concurso ficaram a cargo do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), da Universidade de Brasília (UnB). A primeira etapa ocorreu em 18 de maio e a segunda, em 29 de junho. Esta foi a segunda edição do exame unificado, em que as seccionais da ordem em diversas unidades da Federação aplicam a mesma prova aos candidatos. Apenas Minas Gerais e São Paulo realizam uma avaliação exclusiva para os bacharéis desses estados.

Para o presidente da Comissão de Exame de Ordem da OAB-DF, Othon de Azevedo Lopes, o problema dos cursos de direito do Distrito Federal é a falta de qualidade do corpo docente e de estrutura de muitas faculdades. “A qualidade média dos cursos deixa a desejar no Brasil inteiro. A origem desse problema é principalmente a falta de rigor nos vestibulares, que aprovam estudantes sem a necessária qualificação. Há também uma vulgarização do bacharelado em direito, com pessoas sem vocação entrando nas universidades”, pondera Othon.

Com o resultado divulgado ontem (veja lista), os aprovados festejaram. Tânia Karla Rodrigues Akamatsu, 30 anos, passou no exame de ordem em sua terceira tentativa. Formada pelo Iesb, ela fez curso preparatório para a prova da OAB-DF. “Achei a prova difícil, mas fiquei confiante porque estudei muito desta vez”, ressaltou Tânia, que pretende se especializar em direito trabalhista.

O ranking das notas das universidades do DF só será divulgado após a conclusão da fase de recursos. Quem quiser questionar o resultado ou a nota pode apresentar um recurso pela internet até as 23h59 de amanhã. A entrega dos formulários pode ser feita na sede da OAB-DF (516 Norte) até 1º de agosto.

Categoria pai: Seção - Novidades

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 05 de março de 2024, chegamos a 1.473 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 05 de março de 2024, chegamos a  7.618 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 05 de março de 2024, chegamos a 12.864 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: