A Prova Brasil 2007 será realizada em novembro. Nesta sexta-feira, 10, em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão, o ministro da Educação, Fernando Haddad, lembrou a professores, diretores, pais, mães e alunos que o resultado da prova, combinado com os índices de aprovação, repetência e evasão de cada escola, compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O indicador orienta as políticas da educação básica, voltadas para a melhoria da qualidade das escolas públicas.

A Prova Brasil é um exame nacional realizado a cada dois anos pelo Ministério da Educação para avaliar, nas áreas de língua portuguesa e matemática, o nível de conhecimento dos alunos das escolas públicas urbanas da 4ª e 8ª série do ensino fundamental. Ou no caso dos sistemas que adotaram o ensino fundamental de nove anos, os alunos do 5º e 9º ano.

As escolas vão receber, até o final de agosto, uma publicação do MEC com os conhecimentos avaliados na prova. Além disso, todos os professores dos anos iniciais do ensino fundamental receberão material de formação nas áreas de alfabetização, linguagem e matemática.

O material também está disponível na página eletrônica do Ideb, e pode ser livremente impresso. O Ideb das escolas que participaram da primeira edição da Prova Brasil, em 2005, também aparece na parte final da página. Essas iniciativas fazem parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) que, ao abranger da creche à pós-graduação, pretende igualar os indicadores da educação brasileira aos dos países mais desenvolvidos do mundo.

No pronunciamento, o ministro apontou no portal do MEC as demais ações do PDE. São mais de 40 ações, todas com o mesmo objetivo: garantir a cada brasileiro o direito de aprender. Se todos, escola, governo e sociedade, nos unirmos em torno da educação, o Brasil vai se desenvolver ainda mais e os brasileiros viverão melhor, diz Haddad.

 

Categoria pai: Seção - Novidades

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 18 de março de 2024, chegamos a 1.511 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 18 de março de 2024, chegamos a  7.652 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 18 de março de 2024, chegamos a 13.753 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: