Especialista diz é preciso fechar as torneiras do analfabetismo no país

 

 

O Brasil precisa de um Programa de Aceleração do Crescimento, um PAC da Educação, defende o presidente do movimento Todos Pela Educação, Mozart Neves Ramos. Para ele, o novo presidente da República, que será eleito em 2010, deverá assumir o papel de mobilizar a sociedade e convencê-la de que a educação é essencial para um novo salto de qualidade na vida dos brasileiros. “O desenvolvimento só é sustentável com uma boa educação.

O Brasil cresceu na economia, fez seu dever de casa. Maso fez seu dever de casa na educação”, disse ao GLOBO.

 

O GLOBO: Em 2010, ano de escolher novo presidente, novos governadores, como a sociedade deve cobrar dos candidatos prioridade para a educação? MOZART NEVES RAMOS: O ano de 2010 é estratégico para colocarmos a educação na agenda da sociedade. Nos últimos anos houve uma nítida evolução da preocupação da sociedade com a educação. Hoje já começamos a ter metas.

Agora é preciso acelerar tudo de bom que tem acontecido porque esse “bom” é ainda lento em relação ao que o Brasil precisa. Melhoramos, mas em velocidade muito lenta. Para o movimento Todos pela Educação é essencial que a população se mobilize e cobre dos candidatos uma agenda de prioridades para a educação.

Do outro lado, o que os candidatos devem fazer para convencer o eleitor de que estão realmente preocupados com a educação? MOZART: Devem assumir de fato que querem melhorar.

o da boca da fora, como temos visto em todas as eleições, em todos os níveis. No plano federal foi criado o Plano de Aceleração do Crescimento, o PAC, para resolver problemas de infra-estrutura para gerar o desenvolvimento.

Mas o desenvolvimento só é sustentável com uma boa educação.

O Brasil cresceu na economia, fez seu dever de casa.

Maso fez seu dever de casa na educação.

Faltou para o governo fazer o PAC da Educação? MOZART: Exatamente, o PAC da Educação! A educação impacta na renda das pessoas.

Um ano a mais de estudo significa 15% a mais na renda de uma pessoa. Se tem apenas as quatro primeiras séries do ensino fundamental esse impacto é de apenas 6%. Se tem o ensino superio

Categoria pai: Seção - Notícias

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 05 de fevereiro de 2024, chegamos a 1.314 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 05 de fevereiro de 2024, chegamos a  7.465 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 05 de fevereiro de 2024, chegamos a 12.590 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: