Alfabetização: o estado do conhecimento

Essa pesquisa, de caráter permanente, é desenvolvida pelo Ceale desde a sua fundação, em 1990. O trabalho consiste no levantamento e avaliação da produção acadêmica e científica sobre alfabetização, considerada como o processo de aquisição das habilidades de leitura e de escrita, no período inicial de escolarização da criança.

Teses e dissertações são identificadas por categorias como: tema, pressupostos teóricos, ideários pedagógicos e gêneros textuais. A classificação permite o desenvolvimento de diferentes tipos de análise, pelo relacionamento entre essas categorias. A análise histórica da produção também é possível, uma vez que se pode acompanhar, ao longo do tempo, as permanências e as transformações na produção científica. Um dos principais objetivos da investigação é, também, socializar o conhecimento produzido sobre o tema, inclusive fora dos limites da área acadêmica.

Para levantamento dos dados, utilizam-se índices bibliográficos, pesquisa em bibliotecas e bases de dados. São analisadas teses e dissertações elaboradas nos cursos de pós-graduação de instituições brasileiras nas áreas de Educação, Letras, Psicologia, Distúrbios da Comunicação e Artes.
 
No banco de dados da pesquisa, já foram analisadas e inseridas 970 teses e dissertações, produzidas entre 1961 e 2001. A partir desse banco, é possível realizar o levantamento bibliográfico, obter resumos e emitir relatórios. As teses e dissertações sobre a alfabetização no Brasil estão disponíveis para reprodução na Biblioteca da Faculdade de Educação da UFMG.

Essa pesquisa é financiada pelo CNPq e a FAPEMIG.


www.fae.ufmg.brceale

 

Categoria pai: Seção - Notícias

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 03 de junho de 2024, chegamos a 1.884 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 03 de junho de 2024, chegamos a  7.877 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 03 de junho de 2024, chegamos a 15.389 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: