No ensino, boas e más notícias ( Correio Braziliense)

Os indicadores sociais do IBGE para a educação trazem boas e más notícias. A boa é que a freqüência de crianças e adolescentes à escola teve aumento significativo na última década. Entre as crianças com idade até 3 anos, essa taxa saltou de 7,4% para 15,5%. Na faixa etária de 4 a 6 anos, subiu de 53,8% para 76%, registrando um aumento de mais de 40% no total. Entretanto, a defasagem — quantidade de alunos matriculados anualmente —no ensino fundamental caiu 41% de 1996 até o ano passado.

Apesar de o IBGE registrar números positivos, as estatísticas reforçam a tese de que estudantes pobres e negros são responsáveis pelos piores indicadores no ensino. Em 2006, por exemplo, a taxa de analfabetismo entre negros foi de 67,4%, ou seja, mais que o dobro da registrada entre os brancos (32%). No Nordeste, a situação é mais grave: uma em cada cinco pessoas, independentemente da cor, declarou que não sabe ler nem escrever um bilhete simples.

Apesar de ter diminuído, o contingente de analfabetos no Brasil com idade acima de 15 anos foi de 14 milhões de pessoas no ano passado, o que coloca o país no grupo das 11 nações com mais de 10 milhões de não-alfabetizados, ao lado da Índia, Etiópia e Nigéria, entre outros.

O acesso às universidades também favoreceu mais os estudantes brancos. Entre 1996 e 2006, houve um aumento de 25,8 pontos percentuais no número de estudantes de pele clara de 18 a 24 anos matriculados no ensino superior, já que a taxa saltou de 30,2%, para 56%. Entre os estudantes negros, o aumento foi de 7,1% para 22%, ou seja, 15 pontos percentuais.

A pesquisa reafirmou que as universidades públicas brasileiras são pouco freqüentadas por estudantes pobres. Aqueles quem têm rendimento mensal de até meio salário mínimo ocupam apenas 1,8% das vagas nessas instituições. Em compensação, as pessoas que recebem mais de cinco salários mínimos por mês preenchem 54,3% das vagas em instituições pública.

Na Região Nordeste, a proporção entre ricos e pobres nas universidades públicas é mais evidente. Os alunos com a menor renda mensal per capita representam 0,6%, enquanto aqueles que fazem parte das famílias mais ricas totalizam 68,5%. No Centro-Oeste, essa diferença é um pouco menor. Os universitários carentes ocupam 2,6% das vagas, enquanto os da faixa mais rica representam 47,8% das vagas.

A diferença entre estudantes negros e brancos é ainda mais gritante entre pessoas com 15 anos de estudo, isto é, com idade suficiente para já ter concluído curso superior. Em 2006, 78% delas eram brancas, e apenas 3,3% negras.

O IBGE mostrou ainda que apenas 47,1% dos estudantes entre 15 e 17 anos freqüentam o ensino médio no Brasil. Em alguns estados das regiões Norte e do Nordeste, esse número não chega a 30%. (UC)

Números positivos

Trabalho infantil
A pesquisa mostra que houve uma redução no percentual de crianças e adolescentes com idade entre 5 e 17 anos que estão na labuta:

1996 - 18,7%
2006 - 11,5%

Alfabetização de adultos
O país tem 14,4 milhões de pessoas analfabetas com mais de 15 anos. A maioria está concentrada na camada mais pobre da população. Hoje, o percentual de adultos alfabetizados representa apenas 5,8% da população. Dez anos atrás essa taxa passava dos 20%.

Fonte: IBGE


 
Categoria pai: Seção - Notícias

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 18 de março de 2024, chegamos a 1.511 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 18 de março de 2024, chegamos a  7.652 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 18 de março de 2024, chegamos a 13.753 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: