A Brasília que não lê

Quem são esses brasileiros analfabetos residentes no DF?

Leia Mais

Projeto Leitura

O Projeto Leitura, tem como objetivo vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: Criar o hábito da leitura.

Leia Mais

Projeto LEF

Projeto LEF Confira artigos, trabalhos, Vídeos, Fotos, projetos na seção do Letramento no Ensino Fundamental.

Leia Mais

Por Ana Karina Bortoni via LinkedIn

Construir um ambiente de trabalho seguro, transparente e inspirador não apenas faz parte da responsabilidade ética da liderança, como é fundamental para a saúde do colaborador.

Diferentemente de décadas passadas, quando a preocupação dos recursos humanos estava centrada no cuidado físico dos profissionais, os executivos perceberam agora que as organizações podem colaborar para criar uma atmosfera que priorize também o estado mental, social e espiritual, conhecida no conjunto como saúde holística.

Do ponto de vista econômico, essa tendência faz muito sentido. Além de ajudar a garantir eficiência produtiva, o bem-estar contribui para o engajamento das pessoas e a retenção de talentos, elevando a competitividade e minimizando custos de contratação.

Parte da vida no trabalho

Mesmo em modelos de trabalho híbridos, o ser humano passa ao menos um terço de sua vida produtiva conectado ao emprego. Por isso, uma cultura organizacional positiva é fundamental e determinante para a disposição física e mental do colaborador.

Mas será que estamos ajudando a alcançar um equilíbrio harmonioso entre as exigências corporativas e as expectativas pessoais?

Essa resposta pode ser encontrada em um recente estudo mundial promovido pela Organização Mundial da Saúde e pelo McKinsey Health Institute. De acordo com o relatório, a maioria dos 30 países pesquisados relatou resultados positivos de saúde holística, com média global de 57%.

A maior proporção de pontuações favoráveis foi na saúde física, com 70%, e aproximadamente 66% dos entrevistados apontaram percepções otimistas na saúde mental e social. A média mais baixa foi na saúde espiritual, com 58%.

No Brasil, a nota geral registrada foi de 62%, pouco atrás da Colômbia (63%) e à frente de Argentina (55%) e Chile (52%), quando comparamos regionalmente. Em termos mundiais, a Turquia obteve o índice mais alto (78%) e o Japão o mais baixo (25%).

Em relação ao burnout, conceito que integra as dimensões de exaustão, distanciamento mental, distúrbio cognitivo e emocional, o nível mundial é relativamente baixo, 22%. No entanto, um denominador comum é a falta de energia: mais de um terço das pessoas em 29 países relatou exaustão.

Olhando novamente para o Brasil, o burnout geral foi de 16%, mais baixo do que o Chile (33%), mas acima de Argentina e Colômbia, ambos com 12%.

Podemos dizer, pelos números da pesquisa, que as lideranças e as empresas entenderam seu papel neste novo contexto social, que exige uma gestão moderna de pessoas e um compromisso com a saúde de todos.

De qualquer maneira, precisamos seguir pavimentando um caminho sólido que fortaleça as relações pessoais e crie ambientes de trabalho mais sadios, éticos e seguros. Nesse sentido, as ações de melhoria devem estar sustentadas em uma comunicação interna ampla e transversal, em que os objetivos corporativos ecoem facilmente pela organização e a perspectiva dos colaboradores contribuam para o crescimento mútuo.

Essa não é só uma estratégia de gestão que beneficia a saúde dos colaboradores, como é uma prática imprescindível para gerar empatia e envolvimento profissional.

Quer saber mais sobre a pesquisa e saúde holística? Deixo aqui o link da matéria completa publicada pela McKinsey.

 

Categoria pai: Seção - Blog

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 18 de março de 2024, chegamos a 1.511 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 18 de março de 2024, chegamos a  7.652 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 18 de março de 2024, chegamos a 13.753 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: