A Brasília que não lê

Quem são esses brasileiros analfabetos residentes no DF?

Leia Mais

Projeto Leitura

O Projeto Leitura, tem como objetivo vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: Criar o hábito da leitura.

Leia Mais

Projeto LEF

Projeto LEF Confira artigos, trabalhos, Vídeos, Fotos, projetos na seção do Letramento no Ensino Fundamental.

Leia Mais

Reprodução: Correio Braziliense, sábado, 7 de janeiro de 2023. Versão impressa.

Editor: Carlos Alexandre de Souza

 

A professora da Universidade de Brasília (UnB) Mercedes Bustamante é a nova presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A nomeação foi anunciada ontem, pelo ministro da Educação, Camilo Santana. Na ocasião, ele também confirmou o comando de sete secretarias, sendo cinco chefiadas por mulheres, além das presidências do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Fundação Joaquim Nabuco.

Bióloga graduada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Mercedes Bustamante tem mestrado em Ciências Agrárias e doutorado em Geobotânica. Ela atua na área de ecologia de ecossistemas, particularmente em temas relacionados a mudanças no uso da terra, biogeoquímica e mudanças ambientais globais. É uma das principais referências no bioma Cerrado, com o qual trabalha há quase 30 anos. 

A Capes é uma fundação vinculada ao MEC, atua no âmbito da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) e na formação e valorização de professores da educação básica. Após nomeação, a nova presidente afirmou que o órgão vai prezar pelo investimento nos estudantes.

"Quero tranquilizar os bolsistas: o pagamento das bolsas está assegurado. À comunidade acadêmico-científica, digo que ampliaremos o diálogo e manteremos uma comunicação constante. Quanto aos servidores da Capes, lembro de ficar impressionada com a qualidade dos quadros quando fui diretora. Eles devem ser valorizados", destacou Bustamante.

A reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão, comemorou as escolhas do ministro Camilo Santana para a equipe do ministério, composta por maioria de mulheres. "O Centro-Oeste e a UnB estão em festa com a Mercedes Bustamante na Capes. A querida Denise Carvalho na Sesu [Secretaria de Educação Superior] é tudo de melhor para a educação superior", disse via redes sociais.

Currículo

Nascida no Chile, mas também com nacionalidade brasileira, Mercedes Bustamante é professora titular da Universidade de Brasília (UnB) no departamento de Ecologia, integrante da Academia Brasileira de Ciências (ABC) desde 2015 e comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico, título recebido em 2018. 

A nova presidente da Capes integra a Academia Nacional de Ciências (NAS, sigla em Inglês) dos Estados Unidos. Em 2020, ela figurou na lista do portal Web of Science, que divulga os nomes mais citados no mundo em publicações e trabalhos científicos. O nome de Bustamante apareceu junto ao de outros outros 18 cientistas brasileiros. 

 

Categoria pai: Seção - Blog

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 16 de setembro de 2024, chegamos a 2.133 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 16 de setembro de 2024, chegamos a  8.101 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 16 de setembro de 2024, chegamos a 15.529 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: