A Brasília que não lê

Quem são esses brasileiros analfabetos residentes no DF?

Leia Mais

Projeto Leitura

O Projeto Leitura, tem como objetivo vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: Criar o hábito da leitura.

Leia Mais

Projeto LEF

Projeto LEF Confira artigos, trabalhos, Vídeos, Fotos, projetos na seção do Letramento no Ensino Fundamental.

Leia Mais

 

 

      Paulista de Sorocaba, nasci no bairro do Além Linha, perto das oficinas da Estrada de Ferro Sorocabana e de algumas fábricas têxteis, como a Santo Antônio.

    Aprendi a ler muito cedo, com minha irmã (na verdade, ela nem se deu conta de que estava me alfabetizando) e com Dona Zizi. Desde então não parei mais de ler jornais, revistas,
livros científicos e romances. É impossível dormir sem dar antes uma boa lida no livro de plantão.  Com a leitura veio o hábito de escrever que mantenho até hoje.

     Iniciei minha carreira acadêmica em Assis, onde a Faculdade de Filosofia (hoje da Unesp) mantinha um excelente curso de Letras e estava montando o de História. Fui convidado e fui para lá assim que me formei e lá permaneci por seis anos. Lecionei ainda nos cursos de História e Letras da USP e na Unicamp, da qual saí aposentado como professor titular.

     Meus temas de trabalho partiram da História Judaica na Antigüidade para o nacionalismo judaico. Daí para a questão nacional em geral e desta para grupos minoritários, como os negros, de onde enveredei para o racismo e a escravidão. Depois me dediquei a questões como o preconceito e, mais recentemente, à cidadania. Pensar o Brasil, como um todo, é uma preocupação que tenho demonstrado em  textos, palestras e entrevistas. Educação em geral e a questão do ensino em particular é outra área em que tenho trabalhado, seja como diretor de colégio, como coordenador de atividades educacionais na Bienal do Livro de São Paulo ou como autor de livros .
        
         Como editor, comecei na adolescência dirigindo o jornal União e Cultura,  do grêmio estudantil do meu colégio, e logo depois fundei o combativo A Luta Estudantil. Mais tarde, faria parte dos fundadores das revistas Anais de Historia (em Assis), Debate & Crítica e Contexto (com os sociólogos Florestan Fernandes e José de Souza Martins) e Religião e Sociedade (com Rubens César Fernandes e Ruben Alves). Colaborei com várias editoras (como a Global e a Atual), ajudei a criar e dirigi por quase cinco anos a Editora da Unicamp e, com a colaboração de importante grupo de colegas intelectuais, criei a Editora Contexto, que em 2007 completa 20 anos de existência.

        Como intelectual público, preocupado com a circulação do saber, tenho feito numerosas palestras no exterior e no Brasil, em universidades e fora delas. Também escrevo em jornais brasileiros de grande circulação, procurando dar minha contribuição de historiador engajado. Tenho o costume de atender a mídia sempre que considero minha participação útil e produtiva.



 Jaime Pinsky por Jaime 

Categoria pai: Seção - Blog

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 18 de março de 2024, chegamos a 1.511 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 18 de março de 2024, chegamos a  7.652 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 18 de março de 2024, chegamos a 13.753 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: