A Brasília que não lê

Quem são esses brasileiros analfabetos residentes no DF?

Leia Mais

Projeto Leitura

O Projeto Leitura, tem como objetivo vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: Criar o hábito da leitura.

Leia Mais

Projeto LEF

Projeto LEF Confira artigos, trabalhos, Vídeos, Fotos, projetos na seção do Letramento no Ensino Fundamental.

Leia Mais

Mensagem da colega Lilian Sertão (SEEDF - Cidade Estrutural/DF): 
 
Eu sou a Lillian Sertão, - professora da SEDF e trabalho na Cidade Estrutural. Motivada pela leitura e pelas sugestões de atividades presentes no livro "educação em língua materna", sugeri a duas colegas que fizéssemos uma atividade sobre o texto "O limoeiro do Maurício de Souza" para trabalhar a variante rural com as turmas do 6° ano. Nesse sentido, pedimos que os estudantes, após ler o texto, escrevessem uma mensagem para o personagem Chico Bento dizendo a ele se gostavam ou não dele e, claro, explicar os motivos da resposta. Além disso, sugerimos aos alunos que conversassem com os seus familiares sobre a origem deles. Somando-se a isso, ao corrigir as atividades, fiz uma lista com os desvios (ortográficos, concordância) apresentados pelos estudantes.
 
Então, em uma aula síncrona, via Meeting, apresentei aos alunos uma lista de palavras retiradas das falas do Chico Bento apresentadas no texto O limoeiro para fazermos as adequações de acordo com a norma padrão. Posteriormente, apresentei-lhes a lista de palavras elaborada a partir da correção das atividades deles e indaguei de onde eu teria retirado aquelas palavras. Muitos relataram que seria do texto do Chico Bento, e apenas uma aluna respondeu: "de nós, professora". 
 
Segue em anexo uma amostra das respostas elaboradas pelos estudantes.
 
Finalizo com os meus sinceros agradecimentos pelo seu trabalho e sua dedicação, que muito colaboram para a nossa prática pedagógica.
Categoria pai: Seção - Blog

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 18 de março de 2024, chegamos a 1.511 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 18 de março de 2024, chegamos a  7.652 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 18 de março de 2024, chegamos a 13.753 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: