A Brasília que não lê

Quem são esses brasileiros analfabetos residentes no DF?

Leia Mais

Projeto Leitura

O Projeto Leitura, tem como objetivo vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: Criar o hábito da leitura.

Leia Mais

Projeto LEF

Projeto LEF Confira artigos, trabalhos, Vídeos, Fotos, projetos na seção do Letramento no Ensino Fundamental.

Leia Mais

 

Resenha do livro O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa Camila Vilela de Queiroz (UFMG)

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. 136 p.

Stella Maris Bortoni-Ricardo é professora titular aposentada de Linguística da Universidade de Brasília - UnB, mestre e doutora em Linguística, fez seu pós- doutorado na Pensilvânia. Seu livro O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa é dirigido a professores em atividade ou em formação a fim de auxiliá-los na apropriação dos princípios básicos da metodologia da pesquisa qualitativa. Conforme explicação dada pela autora, trata-se de uma introdução à metodologia de pesquisa qualitativa, dirigido

especialmente a professores em formação inicial e continuada” (p.9) e à medida que foi elaborado foi também amplamente apreciado por seus alunos. A obra fornece exemplos e orientações de como acontece a pesquisa qualitativa em sala de aula, assim, o leitor pode perceber que a sala é o principal contexto capaz de transformar o olhar do professor em um olhar de professor pesquisador, ou seja, aquele que aperfeiçoa teorias ou até mesmo constrói novas. Desse modo, pode-se perceber que o propósito da autora é estimular seus leitores a terem uma postura atuante, que saibam refletir sobre situações no contexto escolar e não ficar inerte diante delas, ou seja, ela instiga o professor para que ele desenvolva uma conduta proativa na produção do conhecimento científico. Bortoni-Ricardo possui outras publicações que podem ser visualizadas em sua página www.stellabo rto ni.co m.b r.

Em todos os capítulos há partes assim denominadas:

  •   Diário de bordo: que são atividades, perguntas e reflexões sobre o tema tratado;

  •   Para saber mais: são informações sobre autores que citados, sugestões para outras leituras e explicações sobre termos e nomenclaturas que aparecem no

    texto;

  •   Caixas de diálogos: referem-se às conversas que aconteceram durante suas aulas

    entre ela e seus alunos.

    No livro, encontramos três questões fundamentais que são respondidos no decorrer dos onze capítulos presentes na obra, são elas:

O que está acontecendo aqui agora? 

Categoria pai: Seção - Blog

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 18 de março de 2024, chegamos a 1.511 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 18 de março de 2024, chegamos a  7.652 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 18 de março de 2024, chegamos a 13.753 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: