A Brasília que não lê

Quem são esses brasileiros analfabetos residentes no DF?

Leia Mais

Projeto Leitura

O Projeto Leitura, tem como objetivo vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: Criar o hábito da leitura.

Leia Mais

Projeto LEF

Projeto LEF Confira artigos, trabalhos, Vídeos, Fotos, projetos na seção do Letramento no Ensino Fundamental.

Leia Mais

 

Resenha do livro O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa Camila Vilela de Queiroz (UFMG)

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. 136 p.

Stella Maris Bortoni-Ricardo é professora titular aposentada de Linguística da Universidade de Brasília - UnB, mestre e doutora em Linguística, fez seu pós- doutorado na Pensilvânia. Seu livro O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa é dirigido a professores em atividade ou em formação a fim de auxiliá-los na apropriação dos princípios básicos da metodologia da pesquisa qualitativa. Conforme explicação dada pela autora, trata-se de uma introdução à metodologia de pesquisa qualitativa, dirigido

especialmente a professores em formação inicial e continuada” (p.9) e à medida que foi elaborado foi também amplamente apreciado por seus alunos. A obra fornece exemplos e orientações de como acontece a pesquisa qualitativa em sala de aula, assim, o leitor pode perceber que a sala é o principal contexto capaz de transformar o olhar do professor em um olhar de professor pesquisador, ou seja, aquele que aperfeiçoa teorias ou até mesmo constrói novas. Desse modo, pode-se perceber que o propósito da autora é estimular seus leitores a terem uma postura atuante, que saibam refletir sobre situações no contexto escolar e não ficar inerte diante delas, ou seja, ela instiga o professor para que ele desenvolva uma conduta proativa na produção do conhecimento científico. Bortoni-Ricardo possui outras publicações que podem ser visualizadas em sua página www.stellabo rto ni.co m.b r.

Em todos os capítulos há partes assim denominadas:

  •   Diário de bordo: que são atividades, perguntas e reflexões sobre o tema tratado;

  •   Para saber mais: são informações sobre autores que citados, sugestões para outras leituras e explicações sobre termos e nomenclaturas que aparecem no

    texto;

  •   Caixas de diálogos: referem-se às conversas que aconteceram durante suas aulas

    entre ela e seus alunos.

    No livro, encontramos três questões fundamentais que são respondidos no decorrer dos onze capítulos presentes na obra, são elas:

O que está acontecendo aqui agora? 

Categoria pai: Seção - Blog

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 05 de Dezembro de 2017, chegamos a 5159downloads deste livro. 


:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad
:: Baixar PDF


Novos Livros

Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse:

 

Pesquisar