A Brasília que não lê

Quem são esses brasileiros analfabetos residentes no DF?

Leia Mais

Projeto Leitura

O Projeto Leitura, tem como objetivo vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: Criar o hábito da leitura.

Leia Mais

Projeto LEF

Projeto LEF Confira artigos, trabalhos, Vídeos, Fotos, projetos na seção do Letramento no Ensino Fundamental.

Leia Mais

Estou travando conhecimento com um livro muito importante : “Dicionário crítico de Sociolinguística”, de Marcos Bagno, São Paulo: Parábola Editorial, 2017.

Por que produzir um dicionário de termos técnicos da área de Sociolinguística ?  Percebo o livro como muito oportuno pois acredito que  essa área, interdisciplinar, seja a mais avançada entre as ciências sociais no Brasil. E tem mais,  a Sociolinguística feita no Brasil tem repercussão internacional. O próprio William Labov,  um dos sociolinguistas   mais conhecidos no mundo  ,  me disse isso, há alguns anos. Já relatei o episódio anteriormente.

O livro em questão é uma leitura alentada ( 528 páginas ) .  É  tanto uma introdução à disciplina quanto uma discussão do estado da arte contemporâneo.        Chamo especial atenção para o tratamento das origens do Português do Brasil.  Bagno alinha-se com Naro e Scherre (2007)  quando repete com eles : “... no português do Brasil inexiste  influência  gramatical  específica  de qualquer língua africana ou de língua de qualquer outra proveniência não portuguesa” e enfatiza   o conceito de  transmissão linguística irregular.  Esse é um tema que já gerou muita controvérsia.

  Para uma melhor ideia do Dicionário, deixo aqui um pequeno excerto do verbete “Política linguística ( p. 349) :  “Não existe no Brasil absolutamente nada  que se pareça com uma política linguística  oficial, planejada, explícita, teoricamente bem fundamentada, que se ocupe, por exemplo, dos direitos linguísticos  dos falantes de línguas minoritárias ( mais de duzentas) no Brasil  inteiro!. ( pág. 81)

Recomendo o livro para professores e alunos da área de Letras e para os falantes e leitores de português nos países lusófonos.  Ele será útil em diversas disciplinas.

 

Brasília, DF, agosto de 2017

Categoria pai: Seção - Blog

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 18 de março de 2024, chegamos a 1.511 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 18 de março de 2024, chegamos a  7.652 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 18 de março de 2024, chegamos a 13.753 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: