A Brasília que não lê

Quem são esses brasileiros analfabetos residentes no DF?

Leia Mais

Projeto Leitura

O Projeto Leitura, tem como objetivo vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: Criar o hábito da leitura.

Leia Mais

Projeto LEF

Projeto LEF Confira artigos, trabalhos, Vídeos, Fotos, projetos na seção do Letramento no Ensino Fundamental.

Leia Mais

Reforma do Ensino Médio. Por indicação da UnB, alguns órgãos de imprensa me ligaram para ouvir minha opinião sobre a reforma do Ensino Médio. Deixo aqui a essência de minhas respostas, sem a preocupação de fazer média com ninguém. É preciso mesmo cuidar do Ensino Médio, que vai de mal a pior. Acho adequado o núcleo comum previsto , constituído de matemática, português e inglês, que vai substituir as atuais treze disciplinas. Ensinar e aprender matemática é essencial. Sem essa competência , os estudantes têm pouca chance de avançar na vida. Da mesma forma é preciso que eles saibam ler e escrever bem , pelo menos em sua língua materna. Quando da discussão do Currículo Básico , solicitei à Parábola Editorial que enviasse ao MEC alguns exemplares da coletânea que organizamos aqui na UnB “Por que a escola não ensina ( gramática) assim ?”, que discute o essencial para um currículo de língua portuguesa. Quanto a língua estrangeira, já ensinamos, há anos, no Ensino Médio também o Francês. Se não tivermos recurso para ensinar várias línguas estrangeiras, ensinemos, pelo menos o inglês, que é uma língua internacional. Outras línguas, como o Espanhol, falado por nossos vizinhos, poderão ser oferecidas como disciplina facultativa, desde que haja professor. Nos países do Leste europeu, cujas línguas são pouco conhecidas, todos os cidadãos falam , compreendem e leem em inglês.
Por fim, a ideia de permitir que os alunos elejam disciplinas pode ser uma forma para evitar tanta evasão, embora não seja uma fórmula mágica. A evasão é um fenômeno multicausado. Os meninos saem do Ensino Médio para trabalhar. As meninas porque ficam grávidas. Disciplinas de que gostem talvez possam ajudar a motivá-los a ficar na escola.
Enfim, embora enviada por medida provisória, ao Congresso, é bom que a sociedade acompanhe a votação dessa reforma.
Em tempo : Considero muito importante que os alunos tenham a oportunidade de fazer educação física, indispensável para o seu crescimento e bem-estar. Também não vejo com bons olhos que se suprimam as aulas de Artes e de Filosofia. Se a escola trabalhar com uma Pedagogia de Projetos, essas disciplinas poderão ser devidamente incluídas no currículo.
Categoria pai: Seção - Blog

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 18 de março de 2024, chegamos a 1.511 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 18 de março de 2024, chegamos a  7.652 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 18 de março de 2024, chegamos a 13.753 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: