A Brasília que não lê

Quem são esses brasileiros analfabetos residentes no DF?

Leia Mais

Projeto Leitura

O Projeto Leitura, tem como objetivo vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: Criar o hábito da leitura.

Leia Mais

Projeto LEF

Projeto LEF Confira artigos, trabalhos, Vídeos, Fotos, projetos na seção do Letramento no Ensino Fundamental.

Leia Mais

Preparava-me para dormir, mas resolvi abrir uma vez mais o Facebook.  Me esperava a triste notícia do falecimento do grande linguista brasileiro Luiz Antônio Marcuschi.  Todos nós que convivemos com ele durante as décadas incansáveis em que ele trabalhou pela Linguística nacional e particularmente  pelo Programa de Pós-Graduação na UFPE ,  fomos beneficiados  pelo seu trabalho honesto, intensivo e generoso.

Eu o conheci quando ele estava retornando do doutorado na Alemanha. Visitou o UnB e reuniu-se com meu orientador de mestrado, Ulf Baranow, e comigo.  Seu trabalho de tese  era uma releitura da teoria dos códigos  - restrito e elaborado – de Basil Bernstein. Em Brasília, já estava a meio caminho de Pernambuco, onde se estabeleceu. Mas Marcuschi era do Brasil todo. Representou a área na Capes e no CNPq, trabalhou muito junto ao MEC e ao MCT. Conheceu todos os programas de PG e, até mesmo , a pesquisa de cada colega. E era generoso: em seus livros e artigos dedicava longos parágrafos a apresentar essas pesquisas.

Liderou com Ingedore Koch  uma linha de investigação sobre Análise da conversação e sobre a dicotomia oral e escrito, no Projeto NURC .

 Sua postura diante das centenas de teses e dissertações que avaliou era de buscar o lado positivo do trabalho, ao tempo em que sugeria mudanças que o pudessem melhorar.

Seus livros visavam a um trabalho imediato e realista que pudesse de fato ensinar os leitores a ler, escrever , pesquisar e preparar os neo pesquisadores . Difícil encontrar uma tese de mestrado dos anos oitenta , noventa e dois mil, que não mencione Marchuschi na bibliografia, em particular as que trabalham com a leitura e a escrita, e os gêneros textuais.  

Depois que ele adoeceu, tive ainda oportunidade de visitá-lo duas vezes Mas era difícil ver alguém com uma mente privilegiada como ele  preso em um corpo impotente.

Ao reunir essas palavras muito espontâneas, sei que não farei jus à importância de Marcuschi  para a Linguística e para a educação  no Brasil. Mas faço questão de juntar a minha voz à de todos que lamentam a sua morte e reconhecem a sua importância.

 

 

Categoria pai: Seção - Blog

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 18 de março de 2024, chegamos a 1.511 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 18 de março de 2024, chegamos a  7.652 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 18 de março de 2024, chegamos a 13.753 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: