A Brasília que não lê

Quem são esses brasileiros analfabetos residentes no DF?

Leia Mais

Projeto Leitura

O Projeto Leitura, tem como objetivo vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: Criar o hábito da leitura.

Leia Mais

Projeto LEF

Projeto LEF Confira artigos, trabalhos, Vídeos, Fotos, projetos na seção do Letramento no Ensino Fundamental.

Leia Mais

Quero falar hoje  um pouco sobre o tratamento do adultério na novela  de Benedito Ruy Barbosa e colaboradores,  O Velho Chico.  Há dois casais adúlteros na trama.  O primeiro  é formado por Santo e Maria Teresa ( na imagem). Seus encontros são lindos, abençoados pelo  Rio São Francisco.  Trocam juras de amor . As cenas são  emocionantes, diria até que edificantes.  Os telespectadores  são  tomados por um  sentimento vicário de cumplicidade , desejando que esse   Romeu e essa  Julieta  do  sertão baiano  finalmente  se acertem, se unam, sejam felizes.  O outro casal é formado pelos respectivos cônjuges dos primeiros,  Carlos Eduardo e Luzia.  Seus encontros  são carregados de culpa e reprovação.   Nada é romântico ali. Pelo contrário.  É grosseiro. É tratado com enorme crueza.  Pela primeira vez vi uma cena em novela  na qual o amante  põe a mão sob a saia da parceira e desce a sua calcinha.  Achei de extremo mau gosto.   Quem veio comigo neste texto até aqui poderá argumentar : O primeiro casal se ama,  o segundo está tomado de rancor , frustração, e ciúme . Quer apenas pagar na mesma moeda.  Concordo. Isso é verdade.  Mas me fica uma pontinha de reflexão. Será o adultério um ato a ser avaliado com valores relativos?  Um amor frustrado  o justificaria ?  Ademais, o adultério masculino é para ser tratado com menos rigor que o feminino ?

 O adultério já foi crime no Código Civil. Creio que não é mais.  A conferir.  De qualquer forma,  os códigos de conduta  dos credos religiosos o condenam. No Decálogo de Moisés mereceu um mandamento exclusivo. É o nono : “Não  desejar a mulher do próximo”, independentemente do mandamento que proíbe pecar contra a castidade, o sexto.  

 

Categoria pai: Seção - Blog

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 17 de julho de 2024, chegamos a 2.013 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 17 de julho de 2024, chegamos a  7.975 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 17 de julho de 2024, chegamos a 15.457 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: