A Brasília que não lê

Quem são esses brasileiros analfabetos residentes no DF?

Leia Mais

Projeto Leitura

O Projeto Leitura, tem como objetivo vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: Criar o hábito da leitura.

Leia Mais

Projeto LEF

Projeto LEF Confira artigos, trabalhos, Vídeos, Fotos, projetos na seção do Letramento no Ensino Fundamental.

Leia Mais

O “Tempo e o vento” é uma saga maravilhosa dos brasileiros da fronteira sul. É a obra prima de Érico Veríssimo.  Não temos muitos romances históricos, que aprecio muito,  pois são muito reveladores da nossa verdadeira identidade. Os meus dois favoritos são esse de Érico Veríssimo e “Viva o povo brasileiro” de João Ubaldo Ribeiro, também escrito no século XX, algumas décadas depois do romance de Veríssimo.

Não é a primeira vez que adaptam “O tempo e o vento” para a televisão. No momento,  temos uma minissérie em três episódios, versão ampliada do  filme de Jayme Monjardim.  Apesar de estar muito resumida, vale a pena rever a história. Muito criativa a forma encontrada para  condensá-la.  Todos os antecedentes formativos do clã  são narrados em flashback por Bibiana (Fernanda Montenegro)  já anciã que,  em seus delírios causados pela febre e pela senilidade, conversa com seu amado  Capitão Rodrigo (Tiago Lacerda, gloriosamente lindo, como também esteve lindo, na versão anterior, Tarcísio Meira).  Enquanto conversam,  o Sobrado (contexto e personagem na narrativa) está cercado pelos combatentes das duas famílias, duas facções políticas de Santa Fé, que estão ‘peleando’. De fato, durante os quase dois  séculos que a histórica recobre, os homens lutam incessantemente,   o vento não para de soprar e as mulheres não se cansam de esperar.

 

Vale a pena ver. A produção está esmerada, com uma  fotografia digna de obras cinematográficas de respeito, e um elenco  brilhante. Hoje vai ao ar o último capítulo. (Rede Globo, 10:30)

Categoria pai: Seção - Blog

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 07 de Abril de 2025, chegamos a 2.719 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 07 de Abril de 2025, chegamos a  8.585 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 07 de abril de 2025, chegamos a 16.012 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: