A Brasília que não lê

Quem são esses brasileiros analfabetos residentes no DF?

Leia Mais

Projeto Leitura

O Projeto Leitura, tem como objetivo vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: Criar o hábito da leitura.

Leia Mais

Projeto LEF

Projeto LEF Confira artigos, trabalhos, Vídeos, Fotos, projetos na seção do Letramento no Ensino Fundamental.

Leia Mais

Exclusivo: Prova Brasil 2013 terá Ciências Naturais e Humanas

As novas disciplinas serão cobradas pela primeira vez, mas, a dois meses da aplicação da prova, o Inep ainda não divulgou as matrizes de referência dos conteúdos avaliados

Elisangela Fernandes O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )'; document.write(''); document.write(addy_text87019); document.write('<\/a>'); //-->\n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Saiba mais sobre a Prova Brasil 2013

Agora é oficial: a Prova Brasil 2013 avaliará Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Serão 26 questões de cada uma das novas áreas, além das tradicionais de Língua Portuguesa e Matemática. A informação foi confirmada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com exclusividade à reportagem de GESTÃO ESCOLAR, a somente dois meses da realização do exame (entre os dias 11 e 21 de novembro). Apenas os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio serão avaliados em Ciências (estes últimos serão avaliados pelo Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Básica).

Em abril, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, havia anunciado na Câmara dos Deputados a inclusão de "Ciências" na Prova Brasil. Em julho, uma portaria no Diário Oficial informava a aplicação de questões de Ciências, mas não trazia a explicação de que o exame incluiria tanto as áreas de Exatas e Biológicas quanto a de Humanas, algo que só agora foi anunciado. Apesar do curto prazo entre o primeiro anúncio extraoficial da prova e sua realização, o Inep não entende que o prazo seja apertado. "Os pressupostos teórico-metodológicos que garantem a validade e a comparabilidade dos resultados foram seguidos, de forma a garantir que possam ser comparáveis com as edições futuras", afirma a assessoria.

Participarão todas as escolas do país com pelo menos 20 alunos em cada turma nas séries avaliadas. "A importância de ser censitária [aplicada a todas as escolas] se justifica pela necessidade da produção de indicadores por escola", explica o Instituto.

Diretores, coordenadores, professores e alunos não sabem o que será cobrado nas provas das novas áreas, pois o Inep ainda não divulgou as matrizes de referência, que indicam quais conteúdos serão de fato avaliados. De acordo com o Inep, a elaboração das matrizes contou a mobilização da "Sociedade Brasileira no Ensino de Ciências, além de especialistas de área, técnicos do Instituto, e representações do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Ministério da Educação (MEC)".

Conhecer as matrizes é importante para identificar o que será cobrado na prova e para nortear a elaboração das questões da avaliação. O Inep afirma que as questões já foram produzidas no primeiro semestre de 2013 - e que, por uma questão de sigilo, o tamanho do banco não será divulgado. As escolas receberão uma cartilha explicativa sobre a aplicação e as mudanças no exame. Porém, não será disponibilizado nenhum exemplo de questão das novas áreas. Segundo o órgão, isso ocorrerá porque "as avaliações têm como objetivo medir a eficiência dos sistemas de ensino, nestes termos não há porque realizar treinamentos com os alunos. A intenção é diagnosticar para aprimorar o processo de aprendizado".

A novidade, segundo um especialista
A equipe de GESTÃO ESCOLAR conversou com Ocimar Munhoz Alavarse, professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), sobre a inclusão de novas áreas na Prova Brasil. Na época, a informação sobre a cobrança de Ciências Humanas e Naturais ainda não tinha sido divulgada. No vídeo abaixo, o especialista cobra mais transparência na elaboração das avaliações e comenta a inclusão da área no exame:

Categoria pai: Seção - Blog

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 16 de setembro de 2024, chegamos a 2.133 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 16 de setembro de 2024, chegamos a  8.101 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 16 de setembro de 2024, chegamos a 15.529 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: