Quem são esses brasileiros analfabetos residentes no DF?
O Projeto Leitura, tem como objetivo vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: Criar o hábito da leitura.
Projeto LEF Confira artigos, trabalhos, Vídeos, Fotos, projetos na seção do Letramento no Ensino Fundamental.
Primeiro
a negativa do pai, que temia ver as filhas escrevendo bilhetes aos
homens da cidade. Depois, a baiana de Santa Rita de Cássia migrou para
Brasília e teve oito filhos. A luta diária para dar uma vida decente à
prole adiou o sonho de saber juntar letras e reconhecê-las como
palavras. “A coisa mais linda que eu achava era ver as pessoas lendo a
Bíblia na hora da reza”, conta Valdete de Sousa Leite. Hoje, aos 62
anos, ela frequenta uma turma de alfabetização e já consegue acompanhar
as orações na igreja. A mulher pode se considerar uma vitoriosa,
especialmente porque, no Brasil, quase um terço da população na faixa
etária de Valdete — 60 anos ou mais — não sabe ler nem escrever.
Enquanto o país avança na educação infantil, com redução de 12,3% para
7,3% de crianças analfabetas entre 2000 e 2008, no mesmo período, o
problema entre pessoas com idade superior a 15 anos diminuiu apenas
três pontos percentuais — 12,9% para 9,9%. Dos 50 anos em diante, o
índice dos que não sabem sequer assinar o próprio nome é superior a
20%.
Aos 62 anos, Valdete frequenta aulas no Paranoá para
aprender a ler e escrever. "A coisa mais linda que eu achava era ver as
pessoas lendo a Bíblia na hora da reza", diz. Hoje, ela consegue
acompanhar as orações
Um encontro encerrado na última sexta-feira sobre
educação de adultos, hoje um dos maiores desafios do ensino no Brasil,
reuniu mais de 40 ministros de Estado da área e delegações de 156
países em Belém (PA). O documento final da conferência reafirmou o
compromisso acordado em 2000, no Fórum Mundial de Educação, em Dakar,
de reduzir o analfabetismo entre pessoas com idade superior a 15 anos
em 50% até 2015. Isso significa, para o Brasil, cair dos atuais 9,9%
para 6,75% — cerca de três pontos percentuais nos próximos seis anos.
Tarefa difícil se o ritmo atual continuar, uma vez que esse mesmo
índice de redução (três pontos percentuais) foi obtido nos últimos oito
anos (veja quadro). Para acelerar o processo, André Lázaro, secretário
de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da
Educação (MEC), pretende fortalecer uma articulação com outras pastas.
“Acredito
que atingiremos a meta na medida em que conseguirmos reunir as
políticas públicas. Vamos nos articular com o Ministério do
Desenvolvimento Agrário, por exemplo, para que nos ajude a identificar
o agricultor que precisa de alfabetização. O mesma acontecerá com o
Ministério da Pesca”, afirma Lázaro. Outras pastas já trabalham com o
MEC, diz o secretário, tais como a da Saúde e a do Desenvolvimento
Social. Este ano, foram quase 5 milhões de matrículas na educação de
jovens e adultos no país.
O problema, entretanto, vai além de
garantir a oferta de turmas: também engloba o combate a evasão,
estimada em torno de 30% a 40%. “Tem que haver um trabalho de
motivação, até para que o aluno não fique apenas na alfabetização, mas
siga adiante”, destaca Salete Camba, diretora de relações
institucionais do Instituto Paulo Freire. Segundo ela, a desistência
entre a alfabetização e a continuidade da educação, entre jovens e
adultos, chega a 60%. “As razões são diversas. Muitas vezes, a escola
fica distante da casa do aluno, a metodologia não é atrativa, há falta
de professores treinados, além de, claro, existirem os estudantes que
só querem mesmo aprender o básico para poder pegar um ônibus e assinar
documentos”, enumera Salete.
Antônio Marcos de Sousa, 67 anos,
ainda não se sente preparado para dar o próximo passo, mas nem pensa em
sair da turma de alfabetização que frequenta. Há sete anos estudando,
aprendeu a escrever e ler “um pouquinho”. “Fora de época, é muito
difícil, a cabeça da gente não está mais funcionando bem. Mas eu gosto
demais daqui. Pensar que a vida inteira eu fui analfabeto e hoje eu
tenho curiosidade de ler. Quando pego um papel de propaganda na rua,
leio logo para saber o que é”, conta o piauiense de Teresina. Para
Maria de Lourdes Pereira dos Santos, coordenadora do Centro de Educação
e Cultura do Paranoá (Cedep), onde Antônio estuda, o mais importante é
elevar a autoestima dos alunos. “Damos uma sacudida no camarada para
ele perceber que consegue”, diz.
Sem financiamento
O
Cedep, hoje com cerca de 100 adultos na alfabetização, é um exemplo de
entidade que faz o papel de escola. Sem financiamento permanente do
governo — só quando fecha projetos pontuais —, sobrevive com a ajuda de
voluntários. “As educadoras são estudantes de pedagogia e vêm aqui para
aprender também”, explica Maria de Lourdes. Para Salete Camba, do
Instituto Paulo Freire, o problema da oferta de turmas para adultos nos
colégios públicos está na falta de estrutura das redes de ensino
estaduais e municipais, mas também em uma cultura que não enxerga tal
modalidade como uma prioridade. Quase 10% dos municípios do país não
têm aulas para esse público. Em outros, a oferta é muito limitada.
Em
nível federal, entretanto, Salete destaca que houve um avanço, com a
educação de jovens e adultos contemplada no Fundo de Manutenção e
Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais
da Educação (Fundeb) — que paga valor mínimo de R$ 1.221,34 anuais por
cada aluno na educação fundamental regular, e R$ 977,07 para os
inseridos nas classes de jovens e adultos. “Ou seja, dinheiro existe.
Basta o município ou o estado querer ofertar”, salienta Salete. André
Lázaro, do MEC, esclarece que a diferença de 20% entre as duas
modalidades se deve à taxa de desistência elevada dos alunos adultos.
“É um fator estipulado no financiamento para compensar a evasão e
distribuir melhor os recursos”, explica.
O número
20%
Índice de brasileiros acima dos 50 anos que não sabem ler nem escrever
O número
R$ 1.221,34
Valor anual pago pelo Fundeb por cada aluno matriculado na educação fundamental regular
O número
R$ 977,07
Valor anual pago pelo Fundeb por cada aluno matriculado nas modalidades para jovens e adultos
Desigualdade regional
No
Nordeste, mais de 40% da população de 50 anos em diante é analfabeta.
Veja os índices mais recentes, referentes a 2008, de cada região
brasileira:
Proporção de analfabetos na população com 50 anos ou mais, por região:
Nordeste 41,3%
Norte 28,7%
Centro-Oeste 21,8%
Sudeste 13,2%
Sul 12,8%
Brasil 21,5%
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Redução gradual
Mais
de 20% dos brasileiros com idade superior a 50 anos não sabem ler nem
escrever. Quanto mais alta a faixa etária, pior a situação. Confira a
evolução do combate ao analfabetismo ao longo dos últimos anos:
Variação da proporção de analfabetos entre 2000 e 2008, por faixa etária:
7,3% (2008)
Variação:-5%
15 anos ou mais: 12,9% (2000) 9,9% (2008) Variação: -3%
30 anos ou mais: 19,1% (2000)
13,7% (2008)
Variação: -5,4%
50 anos ou mais: 28,4% (2000) 21,5% (2008)
Variação: -6,9%
60 anos ou mais: 34,2% (2000) 27,9% (2008)
Variação: -6,3%
Puxão de orelhas
Bem
cotado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que
chegou a considerá-lo um nome forte do PT para disputar o governo de
São Paulo ou um mandato de deputado federal nas próximas eleições, o
ministro da Educação, Fernando Haddad, levou um puxão de orelha do
chefe há cerca de 15 dias. Numa reunião, Lula cobrou do ministro
providências no que diz respeito ao analfabetismo entre adultos. O
presidente quer ver os índices despencarem até o fim de seu governo,
sobretudo nas faixas etárias mais elevadas.
O tema, de fato, é
preocupante, já que quase um terço da população com mais de 60 anos é
formada por analfabetos. Entre pessoas com 50 anos ou mais, supera 20%
a proporção dos que não sabem ler nem escrever. Os maiores esforços
devem se concentrar nas regiões Norte e Nordeste, cujas taxas são
vergonhosas: de 28,7% e 41,3%, respectivamente, na população acima dos
50 anos. Depois da bronca, o MEC vem tratando de reforçar as parcerias
com outros ministérios a fim de cumprir a determinação presidencial.
(RM)