Escola deve atuar no resgate da cidadania


Assessor especial da Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco), Célio da Cunha defende que o ambiente escolar é o grande promotor da cultura de paz. Especialista em educação, ele considera que as escolas precisam resgatar o papel de construtoras de cidadania. “Essa é a grande tarefa da escola: fazer com que a criança aprenda o conhecimento e, ao mesmo tempo, aprenda a ser gente”, diz, em entrevista ao Correio.

A educação pode ser uma arma contra a violência?
Em sua verdadeira acepção, a educação é uma forma de humanização das pessoas. Efetivamente, tem efeitos não só em relação à violência, mas multidimensionais na sociedade. Ela desperta a justiça social, o convívio humano. Certamente tem um efeito muito grande na construção para a cidadania.

As escolas brasileiras conseguem cumprir esse papel, de construtoras de cidadãos?
Em muitos casos, sim. Em outros, não. Podemos sintetizar a educação em duas metas: todas as crianças e jovens em condições de aprender e todos os professores em condições de ensinar. A criança que vai para a escola precisa de condições mínimas de assistência, como material escolar, acompanhamento da saúde, garantia de transporte. Os professores precisam ser bem formados, conscientes de que são educadores, promotores de cidadania. A meta da educação brasileira é chegar nessas condições. Quem são os educadores no Brasil? Mais de 2 milhões de professores, que nem sempre tiveram chances de cursar uma boa universidade. É uma classe sofrida historicamente.

O Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) poderá fazer com que o país atinja essas duas metas?
O Fundeb representa um avanço, mas, pelos déficits na educação, serão necessários longos anos para chegar a esse objetivo, o de fazer com que a educação reaja, impeça que crianças e jovens sigam por itinerários negativos.

O projeto da Unesco “Abrindo Espaços para a Educação e para a Paz”, que abre as escolas nos fins de semana para a comunidade, tem contribuído para reduzir a incidência da violência?
Tem conseguido, à medida que chama a comunidade para dentro da escola, fazendo com que se envolva. Essa é a grande tarefa da escola: fazer com que a criança aprenda o conhecimento e, ao mesmo tempo, aprenda a ser gente. Esse é o grande ponto de reação às coisas ruins que têm acontecido no mundo. (PO)

 

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