Discute-se se o projeto que está sendo elaborado pelo MEC, que estabelecerá a idade mínina de 6 anos (completos até 31 de março no ano da matrícula) para ingresso no Ensino Fundamental, traz ou não benefícios para os estudantes e para a educação no Brasil. Vejamos qual é a norma em alguns outros países. Na França, o equivalente à primeira série do Ensino Fundamental é cursado aos 6 anos e recebe crianças que vêm do último ano da pré-escola. Na Inglaterra, a alfabetização se inicia aos 5 anos nas classes de recepção, que preparam para a alfabetização. Nos Estados Unidos, o Congresso Nacional cortou recentemente verbas de um programa voltado para alfabetização de crianças de 3 a 4 anos por considerar seus resultados indefinidos, sem, contudo, reduzir as verbas para alfabetização na idade regular.

Um programa de alfabetização que tenha início aos 6 anos, como prevê o MEC, terá necessariamente de ser precedido da educação infantil, aberta a todas as crianças brasileiras. Essa etapa, marcada por atividades lúdicas, será destinada à preparação para o trabalho mais sistemático com a leitura e escrita no primeiro ano. A educação infantil é indispensável porque a maioria das famílias brasileiras não tem condição de oferecer às crianças uma iniciação prazerosa a práticas letradas. Para o início do trabalho efetivo com alfabetização, no entanto, é preciso aguardar um amadurecimento sociocognitivo das crianças. Nesses termos, o projeto do MEC é bem-vindo.

 

Professora Stella Bortoni, Faculdade de Educação, UnB, PhD em Linguística    

Categoria pai: Seção - Notícias

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 05 de fevereiro de 2024, chegamos a 1.314 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 05 de fevereiro de 2024, chegamos a  7.465 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 05 de fevereiro de 2024, chegamos a 12.590 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: