A Brasília que não lê

Quem são esses brasileiros analfabetos residentes no DF?

Leia Mais

Projeto Leitura

O Projeto Leitura, tem como objetivo vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: Criar o hábito da leitura.

Leia Mais

Projeto LEF

Projeto LEF Confira artigos, trabalhos, Vídeos, Fotos, projetos na seção do Letramento no Ensino Fundamental.

Leia Mais

Resenha por Stella Maris Bortoni-Ricardo

 

Referência: BONNEFOY, Miguel. O Inventor. Tradução de Julia da Rosa Simões. São Paulo: Vestígio, 2023.

                                         

            Este é o segundo livro que lemos do franco-venezuelano Miguel Bonnefoy. O primeiro foi “Herança”. Em “O Inventor” ele se dedica à biografia de Augustin Mouchot [1825 - 1912], que desenvolveu a tecnologia para o aproveitamento da energia solar.

O autor é um grande observador das feições humanas. De Napoleão III ele escreveu: “/.../ um velho bochechudo, cansado do poder, cheio de aflições, com uma bengala na mão, acompanhado pelo cachorro cor de chumbo oferecido por um dos seus camareiros /.../ com a fronte baixa, ele contemplava com os seus olhos claros, 40 anos de glórias e desastres”.

Já a esposa do biografado ele descreve como “grosseira, invejosa, sempre colérica, aquela mulher de coração seco que ninguém, em nenhum momento, jamais vira sorrir /.../ de pernas tão curtas que, sob o vestido manchado com o sangue das galinhas, ela parecia um grande cogumelo de pernas tortas”.

Estamos tão acostumados às placas de aquecimento solar que é difícil imaginarmos um mundo sem esse recurso, mas ele de fato só foi patenteado em 1866. O primeiro motor solar era equipado com uma caldeira cilíndrica de vidro que alimentava uma pequena máquina a vapor. Com essa estrutura, foi apresentado ao Imperador e depois desaparecido durante o Cerco de Paris de 1870, no transcurso da Guerra Franco-Prussiana.

A história do inventor foi romanceada, mas nem por isso deixa de contribuir para o nosso melhor entendimento dos avanços científicos da França no século XIX.

 

Categoria pai: Seção - Blog

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 03 de junho de 2024, chegamos a 1.884 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 03 de junho de 2024, chegamos a  7.877 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 03 de junho de 2024, chegamos a 15.389 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: