As escolas brasileiras deveriam ocupar-se da biografia de Alexandre de Gusmão, porque esse diplomata de naturalidade portuguesa, mas nascido no Brasil, foi responsável pela incorporação de grande parte da área de nosso país, situada a oeste. Era irmão do Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão, conhecido como Padre Voador, que inventou o balão de ar quente.

 

 

Veja-se a seguir o resumo da biografia de Alexandre de Gusmão retirado da Wikipédia:  

“Alexandre de Gusmão (Santos, 1695 – Lisboa, 31 de dezembro de 1753) foi um diplomata português nascido na cidade de Santos, no Brasil, conhecido por seu papel crucial nas negociações, pelo Império Português, do Tratado de Madrid, assinado com a Espanha em 1750, que definiu os limites entre os domínios de ambas as potências coloniais na América do Sul e na Ásia. Considerado um dos patronos da diplomacia brasileira, Gusmão foi responsável pela elaboração da doutrina do uti possidetis, que norteou as negociações com a Espanha, pela qual cada país deveria reter para si os territórios que tivesse efetivamente ocupado. Com base nesse princípio, pôde-se incorporar ao território brasileiro as áreas ocupadas durante a expansão a oeste ocorrida, sobretudo, a partir do período da União Ibérica (1580-1640), com as entradas e bandeiras”.

 

Fonte:

ALEXANDRE DE GUSMÃO. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2023. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Alexandre_de_Gusm%C3%A3o&oldid=66399240>. Acesso em: 11 ago. 2023.

Categoria pai: Seção - Blog