A Brasília que não lê

Quem são esses brasileiros analfabetos residentes no DF?

Leia Mais

Projeto Leitura

O Projeto Leitura, tem como objetivo vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: Criar o hábito da leitura.

Leia Mais

Projeto LEF

Projeto LEF Confira artigos, trabalhos, Vídeos, Fotos, projetos na seção do Letramento no Ensino Fundamental.

Leia Mais

 

Ana Karina Bortoni

Ana Karina Bortoni 

Transformando negócios por meio da inovação e sustentabilidade. Especialista em gestão, liderança e empreendedorismo. Mãe de três.

Em tempos de crises e incertezas econômicas, as transformações nos negócios são necessárias para impulsionar o desempenho e alcançar a sustentabilidade financeira.

É muito mais fácil, contudo, planejar um cenário ideal do que executá-lo. No dia a dia, as empresas geralmente se programam para promover mudanças parciais, buscando estabilidade e eficiência operacional para, só então, concentrar esforços em disrupções tecnológicas abrangentes.

Essa abordagem fazia mais sentido quando a tecnologia era apenas uma área de suporte e boa parte da concorrência atuava com modelos de negócio semelhantes. Atualmente, a escassez econômica e o dinamismo de novos entrantes nos movem para mudanças ágeis e integrais, para a melhoria das próprias competências, ao mesmo tempo que buscamos nos apoiar em ecossistemas que ajudem a acelerar a transformação.

Visão total e ambidestra

Embora a necessidade de acompanhar o dinamismo da inovação possa determinar a sobrevivência de uma empresa, a certeza de alcançar os objetivos e sustentar as melhorias ao longo do tempo não é muito animadora. Apenas 33% das organizações conseguem pleno sucesso, conforme estudos da McKinsey.    

As razões para ficar no meio do caminho variam de mercado para mercado, até mesmo dentro de seus próprios segmentos. De perda de foco, mau planejamento ou falta de recursos financeiros, a lista é grande. 

Por outro lado, minha perspectiva e experiência sobre transformações organizacionais apontam para alguns denominadores comuns de sucesso. 

Garantir uma visão total por meio da gestão holística e da liderança ambidestra é, provavelmente, o principal deles. Costumo dizer que um direcionamento de excelência compreende administrar o presente focando o futuro, combinando estratégias transacionais e transformacionais.  

Um líder com esse perfil desempenha função essencial na criação de valor para as empresas, pois prioriza a eficiência operacional e o equilíbrio da gestão, buscando inovação e planejando novos rumos. 

Resultados de um estudo publicado pelo International Journal of Economics and Business Administration, nesse sentido, mostram que executivos versáteis tendem a ser mais otimistas em relação às oportunidades e tendências, melhorando o desempenho organizacional. “Líderes ambidestros são capazes de equilibrar as estratégias para impulsionar o crescimento sustentado e a competitividade”, afirma o relatório.

Ecossistemas funcionais

Outro ponto característico e específico da gestão holística é não olhar apenas as forças internas, como ser capaz também de detectar as próprias fraquezas e construir uma rede de apoio e parcerias que preencham esse espaço.

Na busca pela transformação tecnológica, por exemplo, é muito comum uma aliança com agentes externos que ofereçam soluções personalizadas para ganho de escala, flexibilidade e resultados. Nesse ponto, criar ecossistemas funcionais pode valer muito mais a pena do que investir em estrutura própria. 

Vale ressaltar que uma gestão holística e ambidestra, combinada com um ecossistema que fortaleça o negócio, não pode abrir mão de uma comunicação interna eficiente. Se os colaboradores não conseguirem compreender e acompanhar os movimentos e os objetivos por trás de uma estratégia, pouco valerá o esforço de uma liderança moderna. 

Alguns negócios crescem na crise, mas é necessário criar condições para que isso aconteça. 

Categoria pai: Seção - Blog

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 14 de junho de 2024, chegamos a 1.922 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 14 de junho de 2024, chegamos a  7.906 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 14 de junho de 2024, chegamos a 15.408 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: