A Brasília que não lê

Quem são esses brasileiros analfabetos residentes no DF?

Leia Mais

Projeto Leitura

O Projeto Leitura, tem como objetivo vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: Criar o hábito da leitura.

Leia Mais

Projeto LEF

Projeto LEF Confira artigos, trabalhos, Vídeos, Fotos, projetos na seção do Letramento no Ensino Fundamental.

Leia Mais

Discute-se desde a historicidade de Jesus (afinal, fora os livros incorporados ao Novo Testamento, não há nenhum registro de sua presença física), até o seu papel como criador de uma nova religião (quem criou o cristianismo teria sido Paulo, enquanto Jesus teria sido um contestador do poder dos sacerdotes do Templo, nunca um contestador do judaísmo). Estudei um bocado o período e tenho, é claro, algumas ideias próprias a respeito, mas nunca escrevi algo maior a respeito. Afinal, o Brasil precisa de mais leitores. Gente escrevendo, temos muito, como diz um amigo criticando a proliferação de bobagens na internet...
Minha compreensão é que, após o período dos Grandes Profetas, depois do exílio babilônico, tivemos duas linhas monoteístas que se opunham, o judaísmo profético e o mais formal, do Templo. Jesus negava o Templo, mas era um em muitos e não chegou a se celebrizar, razão pela qual não aparece em escritos da época (nem em Flavio Josefo).  Foi Paulo quem o celebrizou, atribuindo-lhe uma série de falas, sobre as quais há várias certezas e muitas dúvidas. Paulo foi habilíssimo, já que "limpou" o judaísmo de práticas que prejudicavam seu crescimento (a história do povo eleito, a circuncisão, etc.). 
São apenas ideias...
Abraço,
Jaime Pinsky
Categoria pai: Seção - Blog

Pesquisar

A Odisseia Homero

Em 03 de setembro de 2021, chegamos a  6.341 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 03 de setembro de 2021, chegamos a 11.613 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: