A Brasília que não lê

Quem são esses brasileiros analfabetos residentes no DF?

Leia Mais

Projeto Leitura

O Projeto Leitura, tem como objetivo vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: Criar o hábito da leitura.

Leia Mais

Projeto LEF

Projeto LEF Confira artigos, trabalhos, Vídeos, Fotos, projetos na seção do Letramento no Ensino Fundamental.

Leia Mais

__ Vejam como hoje está chovendo. Estamos em fevereiro, mês de muita chuva em Brasília. Vamos aproveitar e ler um livrinho sobre a infiltração das águas da chuva, escrito por José Camapum de Carvalho e Ana Cláudia Lelis: Cartilha Infiltração (série Geotecnia UnB: v. 2, 2011).

“No Brasil, enquanto em algumas regiões ocorrem alagamentos, inundações e rupturas de encostas naturais em consequência de intensas e frequentes precipitações, em outras, secam nascentes, falta água para a agropecuária e mesmo para o suprimento das necessidades humanas."

__ Vocês sabem o que é uma ruptura de encosta natural?

__ É quando cai as margens do rio, não é Professora?

__ É isso mesmo, as margens dos rios podem desmoronar se aumentar muito o volume de água.

__ E o que o autores queriam dizer quando falaram em “precipitações”?

__ Silêncio

__ Vejam aqui no texto. Na mesma frase onde ocorre essa palavra, eles falam também em “alagamentos e inundações”. Por que ocorrem os alagamentos e as inundações?

__ Porque chove muito em algum lugar, não é Professora?

__ Muito bem, já sabem o que são precipitações?

__ Acho que é chuva.

__ Você está certo. Eles estão dizendo que em alguns lugares cai muita chuva e em outros tem a seca. O que acontece quando falta chuva? Procurem no texto.

__ Lendo “... falta água para a agropecuária e mesmo para o suprimento das necessidades humanas.”

__ O que é “suprimento das necessidades humanas”?

__ É quando a gente sente sede e toma água.

__ Pois é, as necessidades humanas são a sede das pessoas e dos animais e também a água para limpeza e para irrigar as plantações. Sem água as lavouras não produzem e os animais morrem. Vejam bem, tudo que tem vida necessita de água. Todos os animais, inclusive a espécie humana, e todos os vegetais. Alguns precisam mais do que outros, mas todos precisam da água. O nosso planeta, a Terra, tem vida vegetal e animal porque é um planeta onde existe água em estado líquido. Também usamos a água para o nosso conforto, para a nossa higiene e a limpeza do meio onde vivemos. 

 

__ Agora cada um vai escolher um colega e vai conversar sobre esse tema: A utilidade da chuva.

Mas tem outra informação importante aqui:

“O uso da água da chuva permite otimizar esse bem natural disponível; por outro lado, a infiltração do excedente, além de evitar alagamentos e inundações, permite a recarga dos aquíferos, contribuindo, assim, para minimizar a escassez de água.”

__ Vejam que os autores trazem uma informação nova. Qual é a palavrinha que melhor descreve essa informação? Leiam novamente. A palavrinha é “infiltração”. Todos nós sabemos o que é infiltração?

__ É quando a água da chuva entra na terra.

__ Isso mesmo. O excesso de chuva é absorvido pelo solo e vai aumentar o volume dos aquíferos. Vamos ao dicionário para ver o que é um aquífero.

Aquífero é uma formação geológica subterrânea capaz de armazenar água, formando imensos lagos no subsolo.

__ São lagos no subsolo. Quando perfuramos o solo em cima de um aquífero a água sobe à superfície. Vamos continuar a ler.

“Dois terços da superfície terrestre são cobertos por água, mas estima-se que menos de 1% é própria para uso humano. Cerca de 3% da água existente no planeta é água doce e quase sua totalidade é subterrânea.

/.../ 

Para preservação dos mananciais, é fundamental e proteção das matas ciliares e a garantia de boa parcela de infiltração, possibilitando a recarga dos aquíferos...”

__ Peguem seus cadernos e completem esta sentença: Para preservação dos mananciais de água é fundamental a proteção das _______________. Quem escreveu “matas ciliares” acertou. Vamos voltar ao dicionário para aprendermos o que significa o adjetivo* que está qualificando esse tipo de mata.

As matas ciliares são aquelas que ficam bem próximas às nascentes de córregos, rios e lagos, protegendo suas margens da erosão e do ressecamento dos barrancos. 

Brasília, Março de 2017.

Categoria pai: Seção - Blog

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 26 de Abril de 2017, chegamos a 4404 downloads deste livro. 


:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad
:: Baixar PDF


Novos Livros

Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse:

 

Pesquisar