A pergunta feita pelos futuros professores nas salas de aula dos cursos de Letras quando se deparam com explicações simples de questões gramaticais, torna-se agora o título deste livro: Por que a escola não ensina gramática assim? Este livro vem contribuir para a discussão e reflexão sobre tópicos de gramática, de fenômenos fonético-fonológicos, morfossintáticos e semânticos que ocorrem tanto na variedade de prestígio quanto nas variedades estigmatizadas, empregadas em vários contextos de uso, nas modalidades orais e também em alguns gêneros escritos do português brasileiro. Todos esses fenômenos não são trabalhados em livros didáticos e em gramáticas da forma como são registrados aqui. Por que a escola não ensina gramática assim? baseia-se em explicações segundo princípios funcionais dos usos reais da língua. Propõe respostas às inquietações de alunos e professores quanto aos modos de ensinar, compreender e fazer uso da língua em movimento e desvenda parte da complexidade implicada nos empregos linguísticos dinâmicos numa proposta pedagógica contemporânea. Além de apresentar discussão e reflexão, a obra ainda faz sugestões de como trabalhar cada tema em sala de aula.