Quem são esses brasileiros analfabetos residentes no DF?
O Projeto Leitura, tem como objetivo vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: Criar o hábito da leitura.
Projeto LEF Confira artigos, trabalhos, Vídeos, Fotos, projetos na seção do Letramento no Ensino Fundamental.
LIVROS Educação em língua materna Como
possibilitar aos alunos das classes sociais desfavorecidas o acesso à
cultura letrada e, com isso, a chance de lutar pela cidadania com os
mesmos instrumentos disponíveis para os falantes já pertencentes às
camadas sociais privilegiadas? Como
fazer para que a escola deixe de ser a reprodutora das desigualdades
sociais e dos perversos preconceitos que elas suscitam? Como
levar os professores, sobretudo do ensino fundamental e, mais ainda,
das séries iniciais, a deixar de acreditar em algo que não existe (o
“erro de português”) para, no lugar dessa superstição infundada, passar
a contemplar os fenômenos de variação e mudança lingüística de modo
mais consistente e cientificamente embasado? A
educadora Stella Maris Bortoni-Ricardo, um dos nomes mais importantes
da Lingüística no Brasil, oferece respostas a essas perguntas neste
livro dedicado aos professores do ensino fundamental e demais leitores
que não têm uma formação específica nas ciências da linguagem, mas se
interessam pela questão premente da educação lingüística. Aqui eles
encontram os fundamentos teóricos e as aplicações práticas, na forma de
atividades bem elaboradas, para transformar a educação em língua
materna num compromisso com a formação plena do cidadão e contra toda
forma de exclusão social pela linguagem.
112pp. A autora Stella Maris Bortoni-Ricardo outras obras nesta editora Nós cheguemu na escola, e agora?
a sociolinguística na sala de aula
Stella Maris Bortoni-Ricardo
16 x 23
Brochura
5a ed.
R$ 19,80
Ph.D. em Lingüística pela Universidade de Lancaster (Inglaterra) e professora
titular da Universidade de Brasília, onde ingressou em 1975, é
sociolingüista e etnógrafa. Seus interesses incluem uma vasta gama de
temas: política de língua, estudo de atitudes, análise de redes
sociais, o contato de variedades, com destaque para as variedades
rurais. Em Brasília, vem examinando o contato de falares, em parceria
com várias gerações de estudantes, com base na articulação de três continua:
do rural para o urbano, do oral para o letrado e do regional para o
supra-regional. Na vertente etnográfica, está comprometida,
principalmente, com a descrição etnográfica da sala de aula. Entre suas
principais publicações estão The Urbanization of Rural Dialect Speakers – a Sociolinguistic Study in Brazil (Cambridge University Press, 1985), "Variationist Sociolinguistics", verbete da Encyclopedia of Language and Education (vol. 8, Kluwer Academic Publishers, 1997), Educação em língua materna – Sociolingüística na sala de aula (Parábola Editorial, 2004), Nòs cheguemu na escola, e agora? (Parábola Editorial, 2005)